Qualidade argumentativa no ensino de física por investigação
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995275Keywords:
cAbstract
Neste artigo abordou-se os resultados de uma pesquisa que teve como propósito principal desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que tornassem o ensino de física mais dinâmico e atrativo. Assim, constituiu-se o problema central: Qual o papel da argumentação na perspectiva do Ensino por Investigação? Na pesquisa de caráter qualitativo, utilizou-se princípios da pesquisa-ação tendo como objeto de análise a interação professor/aluno no ambiente do Ensino por Investigação com vistas ao desenvolvimento da argumentação nas aulas de Física. Desenvolveram-se atividades didáticas em grupos de estudantes sendo que estes escolheram os componentes de sua equipe e o tema a ser investigado. A partir de um tópico inicial cada grupo levantou um problema de pesquisa para direcionar sua trajetória no EI. Realizou-se uma sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos a fim de que a professora concedesse ajuda ajustada aos discentes. O processo de investigação contou com a monitoria presencial e virtual da docente. Os dados foram coletados durante o acompanhamento no diário da prática pedagógica e na apresentação dos seminários por meio de gravação em áudio. Na análise do material integrou-se elementos da Análise de Conteúdo e do Padrão Argumentativo de Toulmin. Destaca-se a consolidação do protagonismo estudantil e da qualidade argumentativa nesse contexto do Ensino por Investigação. Propõe-se também uma discussão/reflexão sobre os sentidos dados à prática docente nessa perspectiva.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Juliana Rosa Alves Borges, Sandro Rogério Vargas Ustra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28