Estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995169

Palabras clave:

c

Resumen

O estresse ocupacional é fruto da relação entre o individuo e seu ambiente de trabalho, que tem influência negativa na sua produtividade e qualidade de vida. O professor e seu ambiente laboral tem sido alvo de muitos estudos na busca da compreensão das problemáticas que a docência pode acarretar na vida laboral, pessoal e social do docente. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do estresse ocupacional na qualidade de vida no trabalho docente. Este trabalho resultou de uma pesquisa com abordagem quantitativa, caráter descritivo e de campo. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Inventário de Sintomas de Stress para adultos (ISSL) e o instrumento de avaliação de qualidade de vida WHOQOL-bref. A análise dos dados foi através da análise com estratégia estatístico – descritiva. Com base na pesquisa verificou-se que 64% dos participantes não apresentaram estresse, 28% dos participantes apresentaram-se na fase de resistência e 8% apresentaram-se na fase de exaustão, de modo a influenciar na qualidade de vida do trabalhador. Faz-se necessário uma atenção maior a qualidade de vida, onde houve uma quantidade considerável dos itens “regular” e “necessita melhorar” dos quatro domínios do instrumento. Os resultados mostraram que as fases de resistência e de exaustão não apresentaram níveis de estresse relevante para considerar o estresse preocupante, porém, embora o estresse não esteja presente na maioria dos professores, a qualidade de vida não se mostrou tão satisfatória.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jullianne Souza Cintra, Centro Universitário FAMETRO

graduanda finalista do curso de psicologia do Centro Universitário FAMETRO

Julio Cesar Pinto de Souza, Centro Universitário FAMETRO

Graduado em psicologia clinica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em psicologia do esporte (Faculdades Integradas -Brasília/DF) e Mestre em psicologia (linha psicossocial) pela UFAM. Ainda possuo especializações nas seguintes áreas: Gestão com ênfase em Administração Hospitalar (FGV-RJ) e Relações Públicas e especialidades de marketing (UVA-RJ). Participante do grupo de pesquisa Psicologia e práticas socioculturais da UFAM. Parecerista da Revista Psicologia e Saúde. Atuação na área da Assistência Social e professor de graduação e pós-graduação. Atualmente professor do Instituto Metropolitano de Ensino - IME .

Publicado

2024-07-24

Cómo citar

SOUZA CINTRA, J. .; CESAR PINTO DE SOUZA, J. . Estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho docente. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, p. e516982, 2024. DOI: 10.14244/198271995169. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5169. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-24