Estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995169Keywords:
cAbstract
O estresse ocupacional é fruto da relação entre o individuo e seu ambiente de trabalho, que tem influência negativa na sua produtividade e qualidade de vida. O professor e seu ambiente laboral tem sido alvo de muitos estudos na busca da compreensão das problemáticas que a docência pode acarretar na vida laboral, pessoal e social do docente. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do estresse ocupacional na qualidade de vida no trabalho docente. Este trabalho resultou de uma pesquisa com abordagem quantitativa, caráter descritivo e de campo. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Inventário de Sintomas de Stress para adultos (ISSL) e o instrumento de avaliação de qualidade de vida WHOQOL-bref. A análise dos dados foi através da análise com estratégia estatístico – descritiva. Com base na pesquisa verificou-se que 64% dos participantes não apresentaram estresse, 28% dos participantes apresentaram-se na fase de resistência e 8% apresentaram-se na fase de exaustão, de modo a influenciar na qualidade de vida do trabalhador. Faz-se necessário uma atenção maior a qualidade de vida, onde houve uma quantidade considerável dos itens “regular” e “necessita melhorar” dos quatro domínios do instrumento. Os resultados mostraram que as fases de resistência e de exaustão não apresentaram níveis de estresse relevante para considerar o estresse preocupante, porém, embora o estresse não esteja presente na maioria dos professores, a qualidade de vida não se mostrou tão satisfatória.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jullianne Souza Cintra, Julio Cesar Pinto de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-24