Educação intercultural em contextos migratórios ibero-brasileiros

Autores/as

  • Lucas Rech da Silva PUCRS
  • Alexandre Anselmo Guilherme Ministério da Educação/PUCRS
  • Henrique Caetano Nardi UFRGS
  • Renato de Oliveira Brito Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994949

Palabras clave:

Educação, Migração internacional, Inclusão, Interculturalidade.

Resumen

Este artigo é resultado de três estudos de caso realizados em Badalona (Espanha), Évora (Portugal) e Caxias do Sul (Brasil), os quais tiveram por objetivo analisar e compreender as diferentes formas de inclusão e acolhimento de estudantes que vivenciaram processos migratórios. A pesquisa utilizou observações e entrevistas realizadas em escolas públicas das três cidades e buscou analisar e compreender como as diferentes escolas trabalham com as questões de diversidade que emergem em seu cotidiano. Os resultados apontam para a necessidade de compreender a migração como um fator que, invariavelmente, pode acarretar vulnerabilidades que refletem na experiência escolar, bem como na importância do papel do professor no processo de acolhimento e inclusão dos estudantes migrantes e da necessidade de suporte institucional para que as escolas possam realizar essa inclusão e este acolhimento da melhor forma. A finalidade principal deste estudo é colaborar para que se possa compreender melhor a realidade de estudantes migrantes, além de colaborar para a criação de práticas e políticas de inclusão que não sejam baseadas em visões etnocêntricas que produzem ações assimilacionistas, de aculturação ou “catequização” desses sujeitos, especialmente porque as práticas pedagógicas e as pessoas envolvidas neste processo podem nutrir-se da riqueza da diversidade cultural que emerge nestes contextos.

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Biografía del autor/a

Lucas Rech da Silva, PUCRS

Doutorando em Educação

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília

Dr. em Educação

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Publicado

2021-11-30

Cómo citar

RECH DA SILVA, L. .; ANSELMO GUILHERME, A. .; CAETANO NARDI, H. .; DE OLIVEIRA BRITO, R. . Educação intercultural em contextos migratórios ibero-brasileiros. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 15, p. e4949047, 2021. DOI: 10.14244/198271994949. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4949. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
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