A formação reflexiva na pedagogia a distância: o que revelam os portfólios de aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994935

Palabras clave:

Pedagogia a distância, Portfólio de aprendizagem, Professor reflexivo.

Resumen

Neste artigo analisamos uma experiência de formação para professores em serviço, em um curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, oferecido por uma universidade pública.  A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender como se desenvolveu o pensamento reflexivo de alunas-professoras durante o curso, sob o enfoque das temáticas abordadas nas produções escritas, documentadas no portfólio de aprendizagem (blogs), durante os nove semestres de formação. Para tal, realizamos um estudo de caso qualitativo, orientado pelo modelo teórico do professor reflexivo. Na análise, identificamos as temáticas recorrentes em cada uma das oito categorias definidas no estudo, considerando três momentos distintos do curso. Os resultados evidenciam a ocorrência de um processo de desenvolvimento gradual do pensamento reflexivo. No primeiro momento, a distribuição das reflexões, segundo as temáticas, evidenciou a necessidade de compreensão de si e do seu papel de aluna no curso. No momento intermediário, novas temáticas se destacaram, com base nos questionamentos e nas relações estabelecidas entre a teoria estudada e as práticas desenvolvidas nas escolas. Nos semestres finais, o foco das reflexões recaiu sobre o ensinar e o aprender, gerando novas compreensões sobre o “ser professor”. As reflexões sistematicamente registradas no portfólio se mostraram essenciais para que os alunas-professoras construíssem novas formas de pensar sobre como ensinar e como os alunos aprendem, favorecendo a reconstrução das práticas pedagógicas.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luciana Boff Turchielo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Nova Iguaçu/RJ, Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Educação na Cultura digital. Pedagoga na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora de cursos de extensão em EaD na Fundação CECIERJ. Atuando principalmente nos seguintes temas: tendências pedagógicas na EAD; formação de professores e tutores em contextos digitais; qualidade na EaD e metodologias ativas. 

Rosane Aragón , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Educação na Cultura digital

Citas

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In:___. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996. p. 171-189. (Coleção Cidine).

ALARCÃO, Isabel (Org). A escola reflexiva e a nova racionalidade. Porto Alegre: Armed, 2001.

ARAGÓN, Rosane; MENEZES, Crediné Silva; NOVAK, Silvestre. Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD): concepção, realização e reflexões. In: NOVAK, Silvestre et al. Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. (Série EAD).

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, 2006.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, Edição 110, Seção 1, 25 de maio de 2017.

BRASIL. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciais.pdf. Acesso em: 10 jan. 2010.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação superior 2017: resumo técnico. Brasília: Inep, 2018. Disponível em:http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em: 06 set. 2018.

BORDAS, Mérion; NEVADO, Rosane Aragón; CARVALHO, Marie Jane. Formação de Professores: pressupostos pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia/EA. In: Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v.8, n.1, p. 143-167, 2005.

DEWEY, John. Como pensamos como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. 3ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DARSIE, Marta Maria Pontin; CARVALHO, Anna Maria Pessoa. O início da formação do professor reflexivo. Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v. 22, nº 2, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FONTANELLA, Bruno José Barcellos et al. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 1, p. 17-27, jan. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100003.

LUTZ, Celi; ARAGÓN, Rosane. Mudança de concepção sobre a formação a distância: visão de estudantes do projeto PEAD. In: NOVAK, Silvestre et al. Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. (Série EaD).

MORAN, José. A Educação a distância, mais focada em pesquisa e colaboração. In: FIDALGO, F. S. R. et al. (Orgs.). Educação a distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CEAD-UFMG, 2013.

NEVADO, Rosane: MENEZES, Crediné: CARVALHO, Marie Jane. Educação a Distância mediada pela internet: uma abordagem interdisciplinar na formação docente. Renote, Porto Alegre, CINTED-UFRGS, v. 4, nº 2, p. 1-11, 2006.

NEVADO, Rosane Aragón; CARVALHO, Marie Jane Soares; MENEZES, Crediné Silva (Org.). Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.

NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista concedida ao Programa Salto para o Futuro em 13 de julho de 2001. Rio de Janeiro, TV Escola (MEC), 2001. Documento impresso.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, nº 166, p.1.106-1.133, out./dez. 2017.

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Trad. D. B. Catani. Apresentado na XXII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu. Revista Brasileira de Educação, n. 12, p. 05-21, set./dez. 1999. Disponível em: http://goo.gl/lXtoBT. Acesso em 10 out. 2016.

PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. In: ______ et al. (Orgs.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre, Artmed, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 78-91.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TURCHIELO, Luciana Boff. A formação de professores reflexivos no curso de pedagogia a distância da UFRGS: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

TURCHIELO, Luciana Boff; ARAGÓN, Rosane. A formação do professor reflexivo em um curso a distância. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 701-723, jul. 2018. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n2p701. Acesso em: 06 jun. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância. FACED-UFRGS, 2006.

VALENTE, José Armando. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/Unicamp, 2018.

VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia Branco Vidal (Orgs.) Educação a Distância: prática e a prática do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.

ZEICHNER, Kenneth. Reflective teaching and field-based experience in teacher education. Interchange, nº 12, p. 1-22, 1981.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1998.

ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente.

Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, nº 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em: https://goo.gl/DevUFp. Acesso em: 20 maio 2017.

Publicado

2022-07-15

Cómo citar

BOFF TURCHIELO, L. .; ARAGÓN , R. . A formação reflexiva na pedagogia a distância: o que revelam os portfólios de aprendizagem . Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 16, p. e4935008, 2022. DOI: 10.14244/198271994935. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4935. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-14
##plugins.generic.dates.published## 2022-07-15