Tertúlia Literária Dialógica na prisão: experiência educativa freiriana para a humanização

Autores/as

  • Vanessa Cristina Girotto Nery Universidade Federal de Alfenas
  • Vanessa Gabassa Universidade Federal de Goiás
  • Suellen Drumond Kler Universidade Federal de Alfenas
  • Ana Maria da Silva Barbosa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994678

Palabras clave:

Direito educacional, Leitura crítica, Liberdade, Educação na Prisão.

Resumen

O artigo que ora se apresenta tem como objetivo divulgar os resultados de um trabalho de extensão e pesquisa universitárias realizado entre 2018 e 2019 em uma unidade prisional no interior de Minas Gerais, Brasil. Tratou-se do desenvolvimento de uma atuação denominada Tertúlia Literária Dialógica, que envolve a leitura e o diálogo a partir de obras clássicas da literatura universal, realizada com sujeitos em privação de liberdade. O estudo teve como marco teórico a perspectiva dialógica da aprendizagem, sobretudo as elaborações de Paulo Freire. Guiou-se por uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta utilizados foram diários de campo e registros das falas dos participantes da Tertúlia, que acontecia semanalmente. Como resultados, evidenciou-se a leitura da palavra por meio do diálogo como possibilitadora da leitura do mundo. A partir da discussão dos textos, os sujeitos fizeram denúncias da realidade opressora (ausência de direitos básicos, injustiça, desrespeito, privilégios de alguns grupos, preconceito, discriminação) e, também, anúncios de novas perspectivas (agir certo, mudar a si e à sua realidade, superar os desafios) num movimento de conscientização e esperança. Além disso, a prática da Tertúlia permitiu o surgimento de reflexões mais amplas sobre o sistema prisional e a necessidade de políticas de educação progressistas e humanizadoras para esse contexto.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ARROYO, Miguel González. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, 251p.

ARROYO, Miguel González. Paulo Freire: outro paradigma pedagógico? Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, Dossiê - Paulo Freire: O Legado Global, 2019, p. 1-20.

BOLSONARO em 25 frases polêmicas. Carta Capital. 2018. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/bolsonaro-em-25-frases-polemicas/> Acesso em 30. jun.2020.

BRASIL. Constituição da república Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 29 de Jul. 2020.

BRASIL. LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 29 Jul. 2020.

BRASIL. LEP: Lei de Execução Penal. Lei número 7210 de 11 de julho de 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 09 dez 2019.

BRASIL. Departamento Penitenciário Nacional. DEPEN. 2019. Infopen. Disponível em < http://depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen> Acesso em: 30. Jun. 2020.

CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de CIÊNCIAS da EDUCAÇÃO - UNISAL, Americana/SP, Nº 23, 341-368- Ano XII - 2º Semestre/2010.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. Tradução por Nilson Moulin. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007, 288 p.

FLECHA, Ramón. Compartiendo Palabras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. [s.l.]: Paidós, 1997.

FLECHA, Ramón; MELLO, Roseli Rodrigues de. Tertúlia Literária Dialógica: compartilhando histórias. Presente! Revista de Educação. Salvador, n. 48, p. 29-33, Ano 13. mar.2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 55 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015, 143 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018 (1ª ed. 1970) 253 p.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 9ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979 (1ª ed. 1967) 150p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um Encontro com a Pedagogia do Oprimido. 13ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2006 (1ª ed. 1992) 245p.

GIROTTO, Vanessa C.; MELLO, Roseli R. de; Tertúlia Literária Dialógica entre crianças e adolescentes: conversando sobre âmbitos da vida, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós- graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2007.

GIROTTO, Vanessa. C.; REIS, Tais, B. Leitura de Clássicos Universais no ciclo da alfabetização: aprendizagem por meio da Tertúlia Literária Dialógica. TERRA ROXA E OUTRAS TERRAS, londrina v. 37, p. 1-116. junho 2019.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009, p. 144.

MAEYER, Marc De A Educação na Prisão não é uma Mera Atividade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 33-49, jan./mar. 2013.

MELLO, Roseli Rodrigues de. Tertúlia Literária Dialógica: espaço de aprendizagem dialógica. Contrapontos: revista de Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí vol. 3, n. 3, p. 449 – 457, set/dez. 2003.

MELLO, Roseli Rodrigues de; BRAGA, Fabiana Marini; GABASSA, Vanessa. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EduFSCar, 2012. 176 p.

MELLO, Keila Matilda de; GABASSA, Vanessa. Tertúlia Literária Dialógica: prática compartilhada de leitura. In: Lendo os brasis: Estudos sobre as práticas de leitura. Jairo Barbosa Moreira (org.). Goiânia: Edições Ricochete, 2018, 270p. P.47- 74

PEREIRA, Antonio. A educação-pedagogia no cárcere, no contexto da pedagogia social: definições conceituais e epistemológicas. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 10, n.0 p. 38-55, jan./dez. 2011.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas Literaturas. 2. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2009, 238 p.

PRISÃO mais rígida opõe Bolsonaro e Haddad nas eleições 2018. Correio Braziliense 2018. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/10/26/interna-brasil,715159/prisao-mais-rigida-opoe-bolsonaro-e-haddad.shtml> Acesso em 30. Jun. 2020.

SOLER, Marta. Dialogic Reading: a new understanding of the reading event. 2001. Tese (Doutorado), Harvard University, 2001.

VALLS, Rosa; PADROS, Maria; AGUILERA, Antônio. El proyecto includ-ed: estratégias para la inclusión y la cohesión social en Europa desde la educación. Investigación en la escuela, v. 3, n. 2, p. 31-43, 2014.

VALLS, Rosa; PADRÓS, Maria. Using Dialogic Research to Overcome Poverty: from principles to action. European Journal of Education. v. 46, n. 2, 173-183 jun. 2011.

VALLS, Rosa; SOLER Marta; FLECHA Ramón. Lectura dialógica: interacciones que mejoran y aceleran la lectura. Revista Iberoamericana de Educación, n. 46, jan./abr. 2008.

Publicado

2021-03-24

Cómo citar

CRISTINA GIROTTO NERY , V. .; GABASSA , V.; DRUMOND KLER, S. .; MARIA DA SILVA BARBOSA , A. . Tertúlia Literária Dialógica na prisão: experiência educativa freiriana para a humanização. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 15, p. e4678036, 2021. DOI: 10.14244/198271994678. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4678. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-25
##plugins.generic.dates.published## 2021-03-24