O Cuidado na relação professora e alunas: A educação no cárcere numa perspectiva fenomenológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994609

Palabras clave:

Cuidado, Educação em prisões, Relação professora e alunas.

Resumen

No presente artigo, relatamos os caminhos percorridos na pesquisa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), defendida em 2016. Com tal estudo buscamos compreender, numa perspectiva fenomenológica, a relação entre professora e alunas em uma escola no sistema prisional da cidade de São João del-Rei, MG. Trata-se da Escola Estadual Detetive Marco Antônio de Souza, na unidade de Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) feminina. Essa relação é interpretada a partir do conceito de “Cuidado” (Sorge) apresentado no livro Ser e Tempo (1927), principal obra do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976). Para tanto, apresentamos a interpretação do conceito de Cuidado; mostramos os caminhos da pesquisa, os percursos e recursos metodológicos utilizados na pesquisa; e descrevemos o ambiente em que ela foi realizada. Por fim, à luz do conceito exposto, focamos na relação da professora com suas alunas, das alunas umas com as outras, e de todas com o ambiente em que estão. Segundo Heidegger, existir no mundo é cuidar de si, dos outros e do mundo no qual habitamos. Nesse sentido, concluímos, nesta trajetória investigativa, que a educação na dimensão do Cuidado é uma das maneiras de humanizar a vida entre as grades.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Caroline Martins de Sousa , Universidade Federal de São João Del-Rei -UFSJ

Possui Graduação em Filosofia, Especialização em Educação e Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares pela Universidade Federal de São João Del-Rei -UFSJ.   Atualmente é Tutora  do curso de Filosofia da UFSJ e Professora no Colégio Tiradentes da Polícia Militar- CTPM.

Wanderley Cardoso de Oliveira, Universidade Federal de São João Del-Rei -UFSJ

Doutor em Filosofia. Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del Rei, Minas Gerais.

Citas

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Governo Federal. Disponível em: https://www.justica.gov.br/news/numero-de-mulheres-presas-aumentou-256-em-12-anos. Acesso em: 10/07/2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em 25/11/2020.

BRASIL. Portal MEC. Lei de Diretrizes e Bases, de 20/12/1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em: 26/11/2020.

BRASIL. Portal MEC. Resolução, nº 2, de 19/05/2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5142-rceb002-10&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25/11/2020.

CARDOSO, Camila Menotti. O exercício da docência entre as grades: reflexões sobre a prática de educadores do sistema prisional do estado de São Paulo. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos: UFSCar, São Carlos- SP, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2672/5253.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23/07/2020.

COSTA, Sidney Alves. Diário de campo como dialética intersubjetiva. In. Sociologia Rural: Questões metodológicas emergentes. Presidente Venceslau: Letras à Margem, 2002, p.173-185.

HENZ, celso Ilgo; TONIOLO, Joze Medianeira dos S. Andrade. Dialogar e amar: ensinando/aprendendo para ser mais. Políticas Educativas. Porto Alegre, v. 6, n.2, p. 101-117, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/45659/28839. Acesso em: 23/07/2020.

FERNANDES, Marco Aurélio. In: PEIXOTO, Adão José. Fenomenologia do cuidar: perspectivas multidisciplinares. Curitiba: Juruá, 2011. p. 17-32.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo (Parte I). Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 1988.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação e realidade. Porto Alegre, vol.38, nº.1, p. 51-69, Jan./Mar, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em 23/07/2020.

Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Programa novos rumos. Belo Horizonte – Minas Gerais, 2011). Disponível em: http://www8.tjmg.jus.br/presidencia/programanovosrumos/cartilha.html. Acesso em: 23/07/2020.

SYZMANSKI, Heloisa; BARREIROS, Gilberto Ferreira. A experiência de ser pai: um estudo fenomenológico sobre a constituição identitária. Revista Educação, Ciência e Cultura. Canoas- RS, vol. 18, nº. 1, p. 65-75, jan./jun, 2013. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1067. Acesso em: 23/07/2020.

VEM dançar. Direção de Liz Friedlander. EUA, 2006. (1h 55min). Legendado.

Publicado

2021-03-24

Cómo citar

SOUSA , C. M. de .; OLIVEIRA, W. C. de . O Cuidado na relação professora e alunas: A educação no cárcere numa perspectiva fenomenológica. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 15, p. e4609032, 2021. DOI: 10.14244/198271994609. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4609. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-14
##plugins.generic.dates.published## 2021-03-24