Constituição identitária de surdos na educação infantil: diálogos entre estudos surdos e sociologia da infância
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994512Palabras clave:
Grupo de pares, Educação infantil, Educação dos surdos, Identidade.Resumen
Este artigo tem como objetivo articular discussões do campo da Sociologia da Infância sobre Culturas de Pares e discussões do campo dos Estudos Surdos sobre a criança surda e a constituição da Identidade Surda. A partir de pesquisas bibliográficas, e de uma perspectiva de pensar a educação como prática de diferença, este artigo reúne elementos dos dois campos para dialogar sobre a constituição da identidade da criança surda e a constituição de grupos de pares. Quem seriam os pares das crianças surdas em escolas comuns? A discussão realizada oferece subsídios para pensarmos o currículo e a formação de professores para a educação de crianças surdas na educação infantil.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Mirian Lourdes Ferreira dos Santos Silva, Raquel Domingos Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-12
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-22