Balbúrdia: a polissemia enquanto interpretante do confronto entre vozes sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994459

Palabras clave:

“Balbúrdia”, Contradições sociais, Polissemia, Revalorização vocabular.

Resumen

Este artigo objetiva analisar a polissemia enquanto interpretante dos confrontos entre vozes sociais, tendo como base a teoria dialógica do discurso e a teoria enunciativa de Benveniste. Para isso, verifica-se de que modo a polissemia marca o confronto entre vozes sociais: a) como designação opressora dada pelos grupos dominantes aos oprimidos e como estratégia de revalorização de vocábulos opressores por grupos oprimidos; b) como designação crítica dos grupos dominados aos seus opressores e como tentativa do grupo dominante de revalorizar/neutralizar as denominações críticas dadas a ele pelos grupos oprimidos. Após, observa-se um exemplo contemporâneo do citado fenômeno: a revalorização vocabular da palavra “balbúrdia”, em 2019, por estudantes universitários brasileiros, em resposta a um enunciado polêmico de Abraham Weintraub, enquanto Ministro da Educação da atual gestão. Constata-se que as contradições sociais não se encerram em um ou outro enunciado, devendo ser observadas através do diálogo travado entre as diferentes vozes sociais.

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Biografía del autor/a

Débora Luciene Porto Boenavides, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGL/PUCRS), com bolsa integral do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Notícias, memes etc.

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Publicado

2020-10-29

Cómo citar

BOENAVIDES, D. L. P. Balbúrdia: a polissemia enquanto interpretante do confronto entre vozes sociais. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 14, p. e4459142, 2020. DOI: 10.14244/198271994459. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4459. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
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##plugins.generic.dates.published## 2020-10-29