Potencialidades do uso de animações em stop motion para investigação de modelos mentais sobre conceitos químicos
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994176Palabras clave:
Pesquisa e Educação, Tecnologia e Educação, Psicologia Cognitiva, Avaliação da Aprendizagem.Resumen
No presente trabalho apresentamos uma discussão acerca das implicações da teoria dos modelos mentais nos processos de ensino e aprendizagem em Química, com a finalidade de discorrer sobre o uso de animação em stop motion como um instrumento de coleta de dados para se investigar as representações mentais dos sujeitos sobre conceitos químicos, em especial sobre seu caráter dinâmico. Para atingir os objetivos mencionados no presente trabalho, buscamos relacionar a teoria dos modelos mentais e suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem em Química, com a proposta da triangulação dos três diferentes níveis representacionais da Química (submicroscópico, simbólico e macroscópico), que são necessários para a compreensão dessa Ciência. Destacamos também, que tal articulação foi pautada nas principais dificuldades associadas aos processos de ensino e aprendizagem em Química e pensada na particularidade envolvendo a dinamicidade do nível atômico-molecular. As discussões realizadas envolvendo os diferentes referenciais utilizados nos possibilitaram discutir sobre as potencialidades associadas ao uso do stop motion como um instrumento de investigação dos modelos mentais sobre conceitos químicos, em destaque para o fato de se tratar de uma técnica de fácil aplicação, de baixo custo e que permite a representação dinâmica pelos alunos dos fenômenos químicos considerando o nível submicroscópico.
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