Neoliberalismo, Reforma Educacional, Semiformação

Autores/as

  • Andreas Gruschka Goethe Universität - Frankfurt am Main

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993989

Palabras clave:

Semiformação, Neoliberalismo, Educação, Pseudocompetências.

Resumen

Esse ensaio retoma o conceito de Halbbildung (semiformação), que fora utilizado por Theodor Adorno em 1959 no artigo "Teoria da Semiformação". Tal conceito, apesar de atual e muito utilizado no Brasil, precisaria ser empregado com o devido cuidado, sobretudo, porque em tempos de Neoliberalismo e de sucessivas reformas educacionais, seria mais apropriado dizer que vivemos mais em um contexto de socialização generalizada das pseudocompetências, do que da semiformação.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Andreas Gruschka, Goethe Universität - Frankfurt am Main

Prof. Titular aposentado da Faculadade de Educação da Universidade de Frankfurt

Citas

ADORNO, Theodor W. Theorie der Halbbildung. Schriften 8, Frankfurt: Suhrkamp, 1972.

ADORNO, Theodor W. Erziehung zur Mündigkeit. Frankfurt: Suhrkamp, 1970;

HEYDORN, H. J. Über den Widerspruch in Bildung und Herrschaft. Frankfurt: Bildungstheoretische Schriften, 1970.

HUMBOLDT, W. von. Theorie der Bildung des Menschen in: Werke Band I. Darmstadt, 1960.

KERSCHENSTEINER, G. Berufs oder Allgemeinbildung? In: Berufsbildung und Berufsschule Band I, Paderborn, 1966.

PAULSEN, F. Bildung in Pädagogische Korrespondenz - Heft 9, 1991.

TISCHER, M. Veraltet di Halbbildung? In: Pädagogische Korrespondenz - Heft 11, 1992.

Publicado

2020-05-14

Cómo citar

GRUSCHKA, A. Neoliberalismo, Reforma Educacional, Semiformação. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 14, p. e3989088, 2020. DOI: 10.14244/198271993989. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3989. Acesso em: 21 nov. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2020-02-21
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-03-01
##plugins.generic.dates.published## 2020-05-14