Neoliberalismo, Reforma Educacional, Semiformação

Autores/as

  • Andreas Gruschka Goethe Universität - Frankfurt am Main

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993989

Palabras clave:

Semiformação, Neoliberalismo, Educação, Pseudocompetências.

Resumen

Esse ensaio retoma o conceito de Halbbildung (semiformação), que fora utilizado por Theodor Adorno em 1959 no artigo "Teoria da Semiformação". Tal conceito, apesar de atual e muito utilizado no Brasil, precisaria ser empregado com o devido cuidado, sobretudo, porque em tempos de Neoliberalismo e de sucessivas reformas educacionais, seria mais apropriado dizer que vivemos mais em um contexto de socialização generalizada das pseudocompetências, do que da semiformação.

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Biografía del autor/a

Andreas Gruschka, Goethe Universität - Frankfurt am Main

Prof. Titular aposentado da Faculadade de Educação da Universidade de Frankfurt

Citas

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Publicado

2020-05-14

Cómo citar

GRUSCHKA, A. Neoliberalismo, Reforma Educacional, Semiformação. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 14, p. e3989088, 2020. DOI: 10.14244/198271993989. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3989. Acesso em: 22 jul. 2024.
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