Signos interpretantes em atividades de Modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993504Palabras clave:
Educação matemática, Modelagem matemática, Semiótica peirceana.Resumen
Neste artigo investigamos a produção de signos interpretantes no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. O quadro teórico em que se fundamenta nossa pesquisa articula a modelagem matemática na Educação Matemática e elementos da semiótica estruturada por Charles Sanders Peirce e reconhecida na literatura como semiótica peirceana, com foco na denominada teoria dos signos interpretantes. As argumentações teóricas são associadas a uma pesquisa empírica em que uma sequência de atividades de modelagem matemática foi desenvolvida com alunos de um curso de licenciatura em matemática na disciplina de cálculo diferencial e integral I. A análise das atividades segue encaminhamentos da pesquisa qualitativa e nos leva a inferir que, na sequência de atividades de modelagem matemática, signos interpretantes imediatos são mais evidentes na atividade de aquecimento, enquanto interpretantes dinâmicos e interpretantes finais podem ser identificados com mais frequência nas atividades de acompanhamento. De modo geral, os interpretantes dão indícios de como a derivada foi sendo usada pelos alunos para deliberar sobre a existência de valor máximo ou valor mínimo nos problemas investigados nas atividades de modelagem matemática.
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