Signos interpretantes em atividades de Modelagem Matemática

Autores/as

  • Thiago Fernando Mendes Universidade Estadual de Londrina
  • Lourdes Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993504

Palabras clave:

Educação matemática, Modelagem matemática, Semiótica peirceana.

Resumen

Neste artigo investigamos a produção de signos interpretantes no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. O quadro teórico em que se fundamenta nossa pesquisa articula a modelagem matemática na Educação Matemática e elementos da semiótica estruturada por Charles Sanders Peirce e reconhecida na literatura como semiótica peirceana, com foco na denominada teoria dos signos interpretantes. As argumentações teóricas são associadas a uma pesquisa empírica em que uma sequência de atividades de modelagem matemática foi desenvolvida com alunos de um curso de licenciatura em matemática na disciplina de cálculo diferencial e integral I. A análise das atividades segue encaminhamentos da pesquisa qualitativa e nos leva a inferir que, na sequência de atividades de modelagem matemática, signos interpretantes imediatos são mais evidentes na atividade de aquecimento, enquanto interpretantes dinâmicos e interpretantes finais podem ser identificados com mais frequência nas atividades de acompanhamento. De modo geral, os interpretantes dão indícios de como a derivada foi sendo usada pelos alunos para deliberar sobre a existência de valor máximo ou valor mínimo nos problemas investigados nas atividades de modelagem matemática.

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Biografía del autor/a

Thiago Fernando Mendes, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Engenharia de Produção.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL.

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Publicado

2020-03-03

Cómo citar

MENDES, T. F.; ALMEIDA, L. M. W. de. Signos interpretantes em atividades de Modelagem Matemática . Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 14, p. e3504064, 2020. DOI: 10.14244/198271993504. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3504. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

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