O ENSINO APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199349

Resumen

Este estudo busca compreender como o resgate da trajetória de aprendizagem inicial da divisão através da escrita de memórias, aliada ao processo de (re)construção desse conceito utilizando a escrita de atividades exploratório investigativas, auxilia na problematização do processo de formação de futuras educadoras dos anos iniciais. Na coleta de dados, foram utilizadas três fontes de registros escritos: da professora-pesquisadora, das alunas, individualmente, e do grupo de alunas em trabalhos colaborativos. As práticas em sala de aula centraram-se nas quatro operações aritméticas fundamentais, tendo-se por intenção constituir uma base conceitual sobre essas operações. Para este trabalho, serão trazidas as considerações relacionadas à divisão, na perspectiva de ressignificá-la, bem como os procedimentos utilizados pelas alunas para resolvê-la e para produzir conhecimentos e saberes docentes. As análises apontam que os procedimentos auxiliaram na (re)significação de conceitos matemáticos e na construção de perspectivas pedagógicas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Tais procedimentos auxiliaram na percepção de que há necessidade de desnaturalização de processos de realizar cálculos, permitindo a percepção, pelas alunas, de que os algoritmos tradicionais constituem-se em apenas um dos procedimentos possíveis na elaboração das operações aritméticas fundamentais. Foi possível depreender que as estratégias formativas escolhidas favoreceram a produção de saberes/conhecimentos docentes e possibilitaram compreender os diferentes sentidos da operação da divisão e evidenciar que a realização de um cálculo aritmético não significa necessariamente repetir procedimentos; é preciso compreender a operação que se quer realizar sendo possível utilizar diferentes recursos, muitas vezes diferentes daqueles que a escola tradicionalmente desenvolve.

Palavras-chave: Educação Matemática; Divisão; Formação de professores.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, PUC-Campinas

professora da faculdade de educação e do Programa de Pós-graduação da PUC-Campinas

mestre e doutora em Educação; área de concentração: Educação Matemática

Publicado

2012-05-29

Cómo citar

MEGID, M. A. B. A. O ENSINO APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 175–187, 2012. DOI: 10.14244/19827199349. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/349. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-03-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-21
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29

Artículos más leídos del mismo autor/a