Processo de formação continuada: narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura (Continuing formation process: narratives of Bachelor’s professors who act in teacher training undergraduate courses)

Autores/as

  • Diego Carlos Pereira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” / UNESP/ Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992454

Resumen

Abstract
This article is dedicated to teacher formation and is related to the development of a master’s research held in Uberaba, Minas Gerais, Brazil. The purpose of this article is to contextualize and characterize the processes of continuing formation in higher education from the narratives of bachelor’s professors who work in undergraduate courses aimed at teacher training, discussing formal and non-formal aspects in their formative trajectories. We have a qualitative perspective based on the Oral History methodology and the analysis of the narratives of teacher trainers. We defend, from the narratives of the teacher trainers, that the researched bachelor’s professors constitute their identities in a social, cultural, historical and spatial context, and that the processes of continuing formation are not ends in themselves, but constitute constant policies and positions, both from the institution and from the teacher trainer, regarding the concerns with the specifcs of teacher professionalization. The narratives and senses attributed by the researched professors imply in three characteristics of the processes of continuous formation: a) that they are not a permanent institutional or collective concern in the scope of work in the university; b) the formal spaces of continuing formation for higher education are only restricted to research; c) the continuous formative experience through the reflection of practice redimensions the identity of these teachers.

Resumo
Este artigo se insere no âmbito da formação de professores, e se relaciona com o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado realizada em Uberaba, Minas Gerais, Brasil. O objetivo deste artigo é contextualizar e caracterizar os processos de formação continuada no ensino superior a partir de narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura, discutindo aspectos formais e não-formais em suas trajetórias formativas. Pautamo-nos em perspectiva qualitativa, a partir da metodologia da História Oral e da análise das narrativas de professores formadores bacharéis. Defendemos, a partir das narrativas dos professores formadores, que os professores bacharéis pesquisados constituem suas identidades processualmente no âmbito social, cultural, histórico e espacial, e que os processos de formação continuada não são fns em si mesmos, mas constituem-se de políticas e posicionamentos constantes, tanto da instituição como do professor formador, no que tange às preocupações com as especifcidades da profssionalização docente. As narrativas e os sentidos atribuídos pelos docentes pesquisados implicam três características: a) os processos de formação continuada não são uma preocupação institucional ou coletiva permanente no âmbito do trabalho na universidade; b) os espaços formais de formação continuada para o ensino superior são restritos apenas à pesquisa; c) a experiência formativa contínua por meio da reflexão da prática redimensiona a identidade desses professores.

Keywords: Bachelor’s professor, Continuing formation, Teacher training.
Palavras-chave: Professor bacharel, Formação continuada, Formação de professores.

References

BOLÍVAR BOTIA, Antônio. “De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electronica de Investigación Educativa, México, v. 4, n. 1, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, N. 19, p. 20-28, 2002.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: _____. (Org.) Docência na universidade. 11ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. P. 9-27.

MEIHY, José Carlos S. Bom. Manual de História Oral. 5ª ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo (SP): Hucitec, 2008. 407 p. (Saúde em debate, 46). Inclui bibliografia. ISBN 8527101815.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ROLDÃO, Maria do Céu Neves.  Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. In: Revista Brasileira de Educação v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

ROLDÃO, Maria do Céu Neves.  Profissionalidade docente em análise: especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 9, 2, 2005. Disponível em: <http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf>. Acesso: 22 de julho de 2015.

VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho. Contribuindo para a formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.). Docência na universidade. 11ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 85-102.

VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. Disponível em: http://www.umcpos.com.br/centraldoaluno/arquivos/26_11_2012_218/docencia_universitaria_na_educacao_superior.pdf. Acesso em: jul. 2015.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Diego Carlos Pereira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” / UNESP/ Rio Claro

Diego Carlos Pereira é doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro/SP), Mestre em Educação e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba/MG). Bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC/UFTM). E-mail: diego-carlinho@hotmail.com.

Publicado

2018-09-01

Cómo citar

PEREIRA, D. C. Processo de formação continuada: narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura (Continuing formation process: narratives of Bachelor’s professors who act in teacher training undergraduate courses). Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 741–756, 2018. DOI: 10.14244/198271992454. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2454. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-09-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-04-07
##plugins.generic.dates.published## 2018-09-01