Narratividade, memória e experiência: anotações em contos afro-brasileiros (Narrativity, memory and experience: notes in afro-brazilian stories)

Autores/as

  • Alex Sander da Silva
  • Christian Muleka Mwewa Professor na UFMS – Campus Três Lagoas
  • Gladir da Silva Cabral

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992159

Resumen

This text exposes a theoretical-conceptual clipping of a broader study that, at its core, seeks to analyze the characteristics and pedagogical-formative potential of Afro-Brazilian narratives. It intends to understand the potential in the constitution of formative processes in education, in the perspective of an education for ethnic-racial relations. It is a theoretical-conceptual study that brings the narratives, memories and experiences of the Afro-Brazilian culture in the tales of a african-brazilian religious, Beatriz Moreira Costa (Mother Beata de Yemonjá). Thus, an issue that we highlight here is: what characteristics stand out in Afro-Brazilian narratives as pedagogical-formative potentialities from the perspective of critical theory?

Keywords: Narrativity, Memory, Experience, Formation.

Resumo

Este texto expõe um recorte teórico-conceitual de um estudo mais amplo que, em seu âmago, busca analisar as características e o potencial pedagógico-formativo de narrativas afro-brasileiras. Pretende compreender o potencial na constituição de processos formativos na educação, na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais. É um estudo teórico-conceitual que traz as narrativas, memórias e experiências da cultura afro-brasileira nos contos de uma mãe de santo, Beatriz Moreira Costa (Mãe Beata de Yemonjá). Desse modo, uma questão que destacamos aqui é a seguinte: quais características se destacam nas narrativas afro-brasileiras como potencialidades pedagógico-formativas na perspectiva da teoria crítica?

Palavras-chave: Narratividade, Memória, Experiência, Formação.

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Publicado

2017-08-21

Cómo citar

SILVA, A. S. da; MWEWA, C. M.; CABRAL, G. da S. Narratividade, memória e experiência: anotações em contos afro-brasileiros (Narrativity, memory and experience: notes in afro-brazilian stories). Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 398–406, 2017. DOI: 10.14244/198271992159. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2159. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Teoria Crítica e Educação - 25 Anos
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