PERCEPÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE SUA MATRÍCULA NA CLASSE ESPECIAL E CLASSE COMUM
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199205Resumen
Tendo em vista a necessidade de avaliar e monitorar as práticas advindas da política da inclusão escolar em nosso país, principalmente por meio da opinião e percepção dos principais atores envolvidos neste processo, que são os alunos, o objetivo deste estudo é identificar as percepções de alunos com deficiência intelectual egressos de classe/escola especial e matriculados na classe comum de uma escola regular a respeito da classe/escola especial e o seu lugar de preferência para frequentar. O estudo foi desenvolvido numa cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo e no total participaram 10 alunos com deficiência intelectual egressos de três escolas da rede de ensino municipal. Os resultados indicam que os alunos, apesar da experiência positiva na classe/escola especial, têm preferência pela matrícula na classe comum o que evidencia impacto positivo da política da inclusão escolar e também da necessidade de ouvirmos os estudantes para avaliarmos as práticas de inclusão escolar desenvolvidas.Palavras-chave: deficiência intelectual; inclusão escolar; classe especial; escola especial.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2011-11-23
Cómo citar
VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia Gonçalves. PERCEPÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE SUA MATRÍCULA NA CLASSE ESPECIAL E CLASSE COMUM. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 59–81, 2011. DOI: 10.14244/19827199205. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/205. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.received## 2011-02-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-11-08
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-11-08
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23