A produção do discurso pedagógico numa perspectiva dialógica (Pedagogical discourse production in a dialogic perspective)

Autores/as

  • Silvia de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC
  • Leticia Ramalho Brittes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991890

Resumen

Abstract
This study aims at discuss on how some aspects of classical rhetoric may influence in the pedagogical discourse production in class, reproducing some patterns of traditional and conservative conceptions of education, which can be considered, according to Freire, a kind of “banking” education. From this, we are searching to propose a reinterpretation of this
discourse according to a discursive perspective of language. It is a qualitative study based on bibliographic method. Therefore it intends to mention some contributions from Bakhtin discursive theory to the modern teachers’ pedagogical discourse production. Before that, an overview will be presented based on previous discussions related to the discourse, emphasizing certain aspects of two of the most relevant moments in the language studies: the philosophy of the Greek language, with its rhetorical notion of language and, historically later, the Marxist philosophy founded by Bakhtin, focusing on the language in its social aspect to the
detriment of the study of language as linguistic code. Based on the work done, it´s highlighted the need to reframe the production of pedagogical discourse of teachers so that the production of knowledge through dialogical relationship between students and teachers can occur. Keywords: Discourse. Dialogism. Pedagogical discourse. School.

Resumo
Este estudo objetiva discutir sobre como alguns aspectos da retórica clássica podem influenciar na produção do discurso pedagógico em sala de aula, reproduzindo moldes de uma educação tradicional e conservadora o que, em conformidade com Freire, pode ser considerada uma educação bancária. A partir disso, busca-se uma ressignificação deste discurso a partir de uma perspectiva discursiva da linguagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Assim, pretende-se abordar as contribuições da teoria discursiva de Bakhtin para a produção do discurso pedagógico dos professores na contemporaneidade. Antes disso, será exposto um panorama das discussões anteriores referentes ao discurso, enfatizando, principalmente, em determinados aspectos dois dos momentos mais relevantes nos estudos acerca da linguagem: a filosofia da linguagem grega, com sua noção retórica de linguagem e, historicamente, mais tarde, a filosofia de cunho marxista fundamentada por Bakhtin, focando a linguagem em seu viés social em detrimento do estudo da língua como código linguístico. Com base no trabalho realizado, destaca-se a necessidade de ressignificação na produção do discurso pedagógico dos professores a fim de que ocorra a produção do conhecimento através da relação dialógica entre estudantes e professores.
Palavras-chave: Discurso. Dialogismo. Discurso pedagógico. Escola.

References

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 7. Ed. São Paulo: HUCITEC, 1995.

BUBER, M. Eu e Tu. Campinas: Perspectiva, 1979.

BUBER, M. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

FERREIRA, Liliana Soares. CANCIAN, Viviane Ache. Gestão do Pedagógico e os Processos de Formação de Professores: Uma reflexão sobre o lugar dos estágios e práticas educativas em cursos de licenciatura. In: Revista Iberoamericana de Educación. n. 48, p. 253-267, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEFEBVRE, H. Lógica formal/ Lógica dialética, trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

MARQUES, M. C. S. Primeira versão – vozes bakhtinianas: breve diálogo. Porto Velho: EDUTRO, 2001.

MARX, K. O capital. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas : Pontes,1987.

PAVIANI, J. Filosofia e método em Platão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

PEY, M. O. A escola e o discurso pedagógico. São Paulo: Cortez, 1988.

PFEIFFER, C.C. Bem dizer e retórica: um lugar para o sujeito. 2000. 185f. Tese de doutorado em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Campinas, 2000.

PIRES, Vera. Lucia. Enunciação e discurso em Bakhtin. In: ExpressãoRevista do Centro de Artes e Letras. Santa Maria, v. 1, n. 2, p. 104-108, 2002.

TODOROV, T. Mikhaïl Bakhtine: le principe dialogique. Paris: Éditions du Seuil, 1981.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Silvia de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC.

Bolsista de Iniciação Cientifica Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Leticia Ramalho Brittes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC

Licenciada em Letras Português- Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). leticia.brittes@iffarroupilha.edu.br

Publicado

2018-02-07

Cómo citar

SIQUEIRA, Silvia de; BRITTES, Leticia Ramalho. A produção do discurso pedagógico numa perspectiva dialógica (Pedagogical discourse production in a dialogic perspective). Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 20–29, 2018. DOI: 10.14244/198271991890. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1890. Acesso em: 22 dic. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2016-10-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-05-18
##plugins.generic.dates.published## 2018-02-07