A paralaxe do conhecimento: da escola que ensina à escola que aprende

Autores/as

  • Maurício Teodoro de Souza Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991375

Resumen

A percepção que a escola possui sobre o mundo implica na maneira que compreende o que realidade é, fato que impacta na perspectiva que adota sobre o conhecimento e sua transmissão. Este ensaio objetiva discutir a perspectiva sob a qual o conhecimento é tratado nas instituições de ensino em quatro aspectos: 1) do que é constituída a realidade que projetamos? 2) por que nossa compreensão sobre o que realidade é modula nosso modo de pensar o conhecimento? 3) por que o modo acumulativo de transmitir conhecimento não contribui para uma construção criativa de novos saberes? 4) como nossa compreensão sobre o que tempo é interfere na produção de conhecimento? Em que pese às limitações do pensamento formado no sistema tradicional, parece necessário transcendê-lo e perceber que no contexto do aprender a aprender todos os personagens projetam suas realidades no tempo presente, o agora, em uma complexa teia de interações e em diferentes formas de linguagem, as quais gerarão relações dinâmicas e, muitas vezes, inesperadas. Ter espaço para expressar estas realidades permitirá à imaginação se fazer presente estimulando o potencial humano de modo mais criativo e autônomo.

Palavras-chave: Educação. Aprendizagem. Autonomia.

The knowledge parallax: from the school that teaches to the school that learns

Abstract

The perception that the school has about the world implies the way that it understands what reality is, fact that impacts upon the perspective that it takes about knowledge and its transmission. This essay aims at discussing the perspective under which knowledge is treated in educational institutions considering four aspects: 1) what constitutes the reality that we project? 2) Why our understanding of what reality is modulates our way of thinking about knowledge? 3) Why the cumulative mode of transmitting knowledge does not contribute to a creative construction of new knowledge? 4) How does our understanding about what time is interfere in the production of knowledge? Despite the limitations of thought formed in the traditional system, it seems necessary to transcend it and realize that in the context of learning to learn all the characters project their realities in the present time, now, in a complex web of interactions and in different forms of language, which generate dynamic relations, and, often, unexpected ones. Having space to express these realities will allow imagination to become present stimulating human potential in a more creative and autonomous way.

Keywords: Education. Learning. Autonomy.

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Publicado

2016-08-31

Cómo citar

SOUZA, M. T. de. A paralaxe do conhecimento: da escola que ensina à escola que aprende. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 345–358, 2016. DOI: 10.14244/198271991375. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1375. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2015-07-16
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2016-08-31