Diversidade na sala de aula: Representação da cultura afro-brasileira

Autores/as

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Liliane Melo do Amaral Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991140

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991140

A partir da implantação do Ensino Fundamental de nove anos, o MEC (Ministério da Educação), pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), distribuiu, em 2010, às salas de aula do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, acervos formados por obras paradidáticas. Neste estudo, analisaremos o título Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem, de Raul Lody. O artigo discute a representação da cultura africana na literatura infantil, apresenta a obra objeto de análise e, por fim, discute questões étnicas na obra destinada ao leitor criança. Assim, o artigo pretende contribuir para pensar a criança leitora como um sujeito que tem direito a conviver com a diversidade cultural, presente no Brasil e veiculada na literatura.

Palavras-chave: Infância, Cultura africana, Leitura, Acervos complementares.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras.

Professora no PPGEd UCS

Liliane Melo do Amaral, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul

Publicado

2015-08-24

Cómo citar

RAMOS, F. B.; AMARAL, L. M. do. Diversidade na sala de aula: Representação da cultura afro-brasileira. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 301–320, 2015. DOI: 10.14244/198271991140. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1140. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-08-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24