Diversidade na sala de aula: Representação da cultura afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991140Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991140
A partir da implantação do Ensino Fundamental de nove anos, o MEC (Ministério da Educação), pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), distribuiu, em 2010, às salas de aula do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, acervos formados por obras paradidáticas. Neste estudo, analisaremos o título Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem, de Raul Lody. O artigo discute a representação da cultura africana na literatura infantil, apresenta a obra objeto de análise e, por fim, discute questões étnicas na obra destinada ao leitor criança. Assim, o artigo pretende contribuir para pensar a criança leitora como um sujeito que tem direito a conviver com a diversidade cultural, presente no Brasil e veiculada na literatura.
Palavras-chave: Infância, Cultura africana, Leitura, Acervos complementares.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24