Sociologia, formação de professores e interdisciplinaridade. Conquistas e desafios nas experiências do PIBID de Ciências Sociais da PUC-Campinas

Autores/as

  • Tiago Duque UFMS
  • Ana Paula Fraga Bolfe PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991085

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991085

Esta descrição e análise de experiência desenvolvida em ambiente educacional têm como objetivo refletir a respeito da formação de professores de Ciências Sociais em uma perspectiva teórico-prática interdisciplinar. O texto apresenta as conquistas e os desafios das experiências da área de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID PUC-Campinas, Brasil. Os autores refletem as suas próprias experiências como coordenadores de bolsistas e também professores destes em sala de aula. A vivência semanal junto com os demais coordenadores de áreas, visitas às escolas, reuniões com alunos bolsistas, elaboração de relatórios, planejamento e acompanhamento da execução das atividades interdisciplinares e leitura de atividades avaliativas dos alunos bolsistas são o que forma o material que aqui se organiza em formato de relato de experiência. Conclui-se que o programa aumentou a qualidade da participação dos alunos bolsistas em sala de aula, ao mesmo tempo em que foi um espaço crítico para pensar a maneira como formamos professores. Conclui-se também que, apesar dos esforços, temos ainda muito a fazer para a consolidação do ensino de Sociologia na educação básica. Sabemos ainda que a interdisciplinaridade também está por ser conquistada e legitimada na universidade, por mais que isso possa parecer contraditório.

Palavras-chave: Ensino de sociologia, Formação de professores/as, Interdisciplinaridade, PIBID.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Paula Fraga Bolfe, PUC Campinas

É professora do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) da PUC-Campinas. Pedagoga, Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, coordena os bolsistas da área de Pedagogia do PIBID PUC-Campinas. 

Publicado

2015-05-28

Cómo citar

DUQUE, T.; BOLFE, A. P. F. Sociologia, formação de professores e interdisciplinaridade. Conquistas e desafios nas experiências do PIBID de Ciências Sociais da PUC-Campinas. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 262–275, 2015. DOI: 10.14244/198271991085. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1085. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2014-07-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-01-15
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28

Artículos más leídos del mismo autor/a