Estágio supervisionado no programa de formação de professores: Tensões e reflexões

Autores/as

  • Jacqueline Braga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991073

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991073

Este relato emerge da experiência nas disciplinas de Estágio Supervisionado do curso de Ciências da Natureza, no Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).  O objetivo foi estabelecer uma visão analítica das experiências vivenciadas com os 46 cursistas, durante a execução do estágio obrigatório. Foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa dos depoimentos, usando como metodologia o grupo focal (GF). Foram discutidas a organização e a importância do Estágio na formação continuada do professor de Ciências, levantadas as reflexões sobre as experiências no âmbito das atividades de estágio e as tensões vivenciadas na escola por estes alunos-docentes. O que pode-se observar neste relato é que o Estágio Supervisionado, apesar de configurar-se como um momento e espaço formador, capaz de despertar a crítica reflexiva, devido às suas tensões, ainda nos traz questionamentos sobre a forma como deve ser desenvolvido no ambiente escolar.

Palavras-chave: PARFOR, Formação de professores, Estágio.

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Publicado

2015-05-28

Cómo citar

BRAGA, J. Estágio supervisionado no programa de formação de professores: Tensões e reflexões. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 251–261, 2015. DOI: 10.14244/198271991073. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1073. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência
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