A Relação com o Saber dos diretores de escola e a gestão democrática participativa
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6910Keywords:
Gestão democrática, DIretores de escola, Saberes de diretores de escolaAbstract
Este estudo relata os resultados de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória, que teve como objetivo analisar os saberes dos diretores de escola em relação à gestão democrática e participativa. Para a realização dessa investigação, foram analisadas falas dos diretores de escola de 10 estados brasileiros, que participaram do curso de formação para mentoria de diretores, realizado em parceria entre a Universidade Federal de São Carlos e a Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação. O embasamento teórico para a análise dos dados obtidos está pautado nos saberes dos diretores de escola, dentro da perspectiva da teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot (2000). Com base nos dados obtidos, foram caracterizadas três dimensões de análise que possibilitaram um entendimento sobre as Relações com os Saberes, que são: concepções da gestão compartilhada e as práticas colaborativas; possibilidade do diálogo democrático na escola: trabalho em grupo e/ou colaborativo; saberes sobre os colegiados da escola: participação na prática. Concluiu-se que a partir de uma perspectiva sobre a gestão democrática participativa e o entendimento do funcionamento dos colegiados da escola, o diretor de escola tem a possibilidade de romper com o autoritarismo ainda presente na sua identificação, uma vez que é a partir do seu posicionamento na função de diretor que a participação da comunidade nas tomadas de decisão da escola pode ser efetiva, frente aos desafios e dificuldades da escola.
Metrics
References
ANTUNES, Ângela. O Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil como espaços de exercício de cidadania participativa. Revista Parlamento e Sociedade, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 93-122. jan./jun. 2016.
BECKER, Mirian Mirna; et al. Os desafios da liderança participativa e democrática na gestão escolar. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 8, n. 16, p. 394-407, 2016.
CALDEIRA, Paulo Sagoi Stranbuski. Alguns fundamentos teóricos acerca da Gestão Democrática e dos Direitos à Educação. In: CALDEIRA, Paulo Sagoi Stranbuski. A gestão democrática como processo de participação coletiva: um olhar para o projeto político pedagógico. Orientadora: Jaira Coelho Moraes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015, p. 41.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 93 p. Print Réplica – Ebook Kindle. ISBN 85-7307-631-3.
CHARLOT, B. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 152 p.
CHARLOT, B. Parte I: Relação com o saber. In: CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Tradução de Sandra Loguercio. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 35-74. Recurso eletrônico - VitalSource Bookshelf. ISBN 978-85-363-1163-0.
CHARLOT, B. Fundamentos e usos do conceito relação com o saber. In: DIEB, Messias (org.). Relações e saberes na escola: os sentidos do aprender e do ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 173-181. (Coleção Leitura, Escrita e Oralidade).
CHARLOT, B. Relação com o saber na sociedade contemporânea: reflexões antropológicas e pedagógicas. In: CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas (Coleção Docência em Formação: saberes pedagógicos). 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. Edição Kindle. ISBN 978-85-249-2231-2. ePUB (1,6 Mb).
CRUZ, Julianna Laudicelli de Oliveira. Gestão Escolar no Brasil. In: CRUZ, Julianna Laudicelli de Oliveira. O provimento do diretor nas escolas públicas brasileiras e suas implicações na gestão escolar. Orientador: Ângelo Ricardo de Souza. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2015, p. 127.
DALBERIO, Maria Célia Borges. Gestão democrática e participação na escola pública popular. Revista Iberoamericana de educacion, v. 3, n. 47, p. 2-12, 2008.
DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba, v. 13, n. 31, p. 213-230, 2008.
DIEB, Messias. Figuras do aprender em um ambiente virtual de aprendizagem: analisando o Teleduc. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 14-19, set. / dez. 2009.
FERREIRA, Márcia Campos. A relação com o aprender. In: FERREIRA, Márcia Campos. A relação com o aprender a ser educador: processos formativos de educadores sociais e suas contribuições para a formação de professores – Um estudo de caso. Orientadora: Anna Maria Salgueiro Caldeira. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2006. p. 146.
GURGEL, Thais. Basta de papelatório: entrevista com Carlos Roberto Jamil Cury. Revista Nova Escola, Edição n. 1, jan. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos; et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização (Coleção Docência em Formação: saberes pedagógicos). 1 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017. Edição Kindle. ISBN 978-85-249-2601-3. e-PUB (2,9 Mb).
LIMA, Antonio Bosco; PRADO, Jeovandir Campos; SHIMAMOTO, Simone Vieira de Melo. Gestão democrática, gestão gerencial e gestão compartilhada: novos nomes velhos rumos. Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, v. 25, p. 1-13, 2011.
LIRA, Daiane. Da relação com o saber. In: LIRA, Daiane. Relações com o saber: um estudo das políticas educacionais e da percepção de estudantes do ensino médio. Orientador: Telmo Marcon. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. p. 116.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. ISBN - 978-85-385-0027-8.
LUIZ, Maria Cecília; et al. Conselhos escolares e a valorização da diversidade: uma dimensão mais democrática na escola. In: LUIZ, Maria Cecília; NASCENTE, Renata Maria M. (Orgs.). Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 21-40. (Coleção UAB-UFSCar). Documento eletrônico. ISBN: 978-85-7600-340-3.
NUNES, Maria Luciane Fideles. Gestão Democrática e Participativa: Educar com a Participação de Todos. Orientadora: Sandra Mara Hartog. Monografia (Especialização) Centro Universitário Internacional - UNINTER, 2011.
NUNES, José Messildo Viana; COSTA, Alcirley Rodrigues; SILVA, Reginaldo. Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard. Amazonia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 15, n. 34, p. 240-264, jul./dez. 2019.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; GIORDANO, Emília. O perfil dos diretores das escolas públicas no Brasil. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 27, jan./abr. 2018, p. 49-72.
SILVA, Flávio Caetano da. Saberes dos diretores e a cultura colaborativa. In: LUIZ, Maria Cecília (org.). Mentoria de diretores escolares: formação e contextos educacionais no Brasil. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021. p. 99-134. Documento eletrônico. ISBN 978-65-86891-11-9.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Os dirigentes escolares no Brasil. Educação: teoria & prática, Rio Claro, v. 15, n. 27, p. 51-82, jul./dez. 2006.
SOUZA, Helena Beatriz Mascarenhas de. Professores, Alunos, Escola, Saber – Relações atravessadas pela contradição: entrevista com Bernard Charlot. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 39, p. 15-35, maio/ago. 2011. DOI HTTPS://DOI.ORG/10.15210/CADUC.V0I39.1526.
VELOSO, Luísa; et al. Participação da comunidade educativa na gestão escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 4, out./dez. 2012, p. 815-832.
VIANA, Maria José Braga. A relação com o saber, com o aprender e com a escola: uma abordagem em termos de processos epistêmicos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 12, n. 24, p. 175-183, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maria Cecília Luiz, Rita de Cássia Rosa da Silva, Michele Varotto Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-15