Specialized Knowledge of Mathematics Teachers evidenced in a formative context with an inclusive approach

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996230

Keywords:

Inicial training of teachers, Teaching of Mathematics, Inclusive education, Pedagogical games.

Abstract

This article presents an excerpt from a master's research that considers Shulman's Knowledge Base for Teaching (1986, 1987) and the Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK) model, proposed by Carrillo et al. (2013), as analytical devices of teaching knowledge. This article seeks to identify and classify the knowledge evidenced by undergraduates when they develop an activity proposal on operations with fractions, based on the use of the Game "Fractions with dominoes", in order to favor the inclusion of students with deafness or hearing impairment, in regular teaching classes. The qualitative research took place in the context of the Covid-19 pandemic, and had its data produced by video recordings and written records of undergraduates enrolled in a discipline with an inclusive approach. This discipline contemplates Practice as a Curricular Component, in a Mathematics Licentiate course at a federal university. Based on the MTSK model, the analytical process indicates evidence of all subdomains of Pedagogical Content Knowledge and also of one of the subdomains of Mathematical Knowledge, related to Topics. Knowledge of Mathematics Teaching proved to be the most recurrent subdomain in the speeches and productions of future teachers, especially in the reflections on the possibilities of using the Game in the context of teaching Mathematics from an inclusive perspective. This last aspect was also highlighted with the analysis of Knowledge for Teaching, which highlighted the concern of future teachers with teacher training and teaching practice from an inclusive perspective.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Jean Carlos Lemes, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e Colégio Empreender

Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/UNIFEI). Pesquisador na área de Educação Matemática com foco na utilização de Jogos e Materiais Manipulativos nos processos de ensino e aprendizagem e na formação de professores. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP) e do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática (PFECIM) (GPEMPF). Atualmente é professor de Matemática na educação básica, pública e privada, do estado de Minas Gerais. Atuou, entre 2016 e 2018, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e, entre 2018 e 2019, como bolsista de Iniciação Científica.

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá, onde atua como docente no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Integrante do GT7 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores, voltado para extensão. Tem atuado, desde 2014, em programas como o PIBID e a Residência Pedagógica. Em 2023 realizou estágio de pós-doutoramento na UFRJ, sob a coordenação do Prof. Dr. Victor A. Giraldo, estudando a formação de professores na perspectiva decolonial. Doutora em Educação, Mestre em Educação Matemática, Especialista e licenciada em Matemática, todos pela Unicamp. Atuou por 20 anos como professora de Matemática na educação básica e se dedica à formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Seus temas de interesse/pesquisa são: práticas pedagógicas no ensino de matemática e formação de professores que ensinam matemática.

References

ALVARENGA, Mariana Monteiro Soares Crespo de. Jogos e o lúdico em sala de aula: recursos didáticos Como mediadores do saber. Interdisciplinary Scientific Journal, v.7, n.1, p.129-149, Jan-Mar, 2020. Disponível em: http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/773. Acesso em: 14 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 nov. 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

CARRILLO, José; CLIMENT, Nuria; CONTRERAS, Luis Carlos; MUÑOZ-CATALÁN, María Cinta. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: Proceedings of the CERME. 2013. p. 2985-2994. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269762274_Determining_Specialised_Knowledge_For_Mathematics_Teaching. Acesso em: 14 nov. 2022.

CARVALHO, Rosita. Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. 13 ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

CLIMENT, Nuria; ESCUDEIRO-ÁVILA, Dinazar; ROJAS, Nielka; CARRILLO, José; MUÑOZ-CATALÁN, Maria Cinta; SOSA, Leticia. El conocimiento del profesor para la enseñanza de la matemática. In: MONTES, Miguel Ángel; AGUILAR-GONZÁLEZ, Álvaro; CARMONA, Enrique; CARRILLO, José. Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas. Espanha, 2014. 93 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267392675_Un_marco_teorico_para_el_Conocimiento_especializado_del_Profesor_de_Matematicas. Acesso em: 14 nov. 2022.

CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FERNANDEZ, Carmen. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10103. Acesso em: 14 nov. 2022.

FLORES-MEDRANO, Eric; ESCUDEIRO-ÁVILA, Dinazar; MONTES, Miguel; AGUILAR, Álvaro; CARRILLO, José. Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. In: MONTES, Miguel Ángel; AGUILAR-GONZÁLEZ, Álvaro; CARMONA, Enrique; CARRILLO, José. Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas. Espanha, 2014. 93 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267392675_Un_marco_teorico_para_el_Conocimiento_especializado_del_Profesor_de_Matematicas. Acesso em: 14 nov. 2022.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ; Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019. 351 p. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739. Acesso em: 14 nov. 2022.

GRANDO, Regina Célia. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 02, 2015. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/117. Acesso em: 14 nov. 2022.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, v. 30, n. 63, p. 413-438, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84806302.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FPRNJxFHvDf8jX5Yx55ThhH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 nov. 2022.

LEMES, Jean Carlos. Propostas com materiais manipulativos e jogos para o ensino da matemática na perspectiva inclusiva: um estudo com foco nos conhecimentos de futuros professores. 2022. 234p. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3268. Acesso em: 15 nov. 2023.

LORENZATO, Sérgio Apparecido. Para aprender matemática. Autores Associados, 2010.

MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. 2021. Disponível em: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br. Acesso em: 14 nov. 2022.

MONTEIRO, Alexandre Branco; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 103-135, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/download/38217/29121/126676. Acesso em: 14 nov. 2022.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. A Educação Matemática Inclusiva no contexto da pátria educadora e do novo PNE: reflexões no âmbito do GD7. Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, v.17, n.3, pp.508-519, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25667. Acesso em: 14 nov. 2022.

MORGADO, Adriana Santos; SANTOS, Regiane Silva; TAKINAGA, Sofia Seixas. Sugestões de alguns materiais para o ensino e aprendizagem para inclusão. In: MANRIQUE, Ana Lúcia; MARANHÃO, Maria Cristina Souza de Albuquerque; MOREIRA, Geraldo Eustáquio (Org.). Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Práticas. v. 2. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, p. 85-98.

MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; CARRILLO, José Antonio. Explorando indícios de Conhecimento Especializado para Ensinar Matemática com o modelo MTSK. In: Anais do XVIII SEMINÁRIO DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2014, Salamanca: SEIEM, Espanha, 2014. p. 465-474. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/33252596.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

PATRONO, Rosângela Milagres; FERREIRA, Ana Cristina. Levantamento de pesquisas brasileiras sobre o Conhecimento Matemático para o Ensino e Formação de Professores. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v. 3, e202102, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4596. Acesso em: 14 nov. 2022.

PEREIRA, Antonio. Currículo e formação de educadores sociais na pedagogia social: relato de uma pesquisa formação. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 13, n.29, p. 9-35, Jul-Dez, 2013. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/545. Acesso em: 14 nov. 2022.

PRADA, Luis Eduardo Alvarado; LONGAREZI, Andréa Maturano. Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008. Revista PedagógicaUNOCHAPECÓ, Ano 16, n. 29, v. 02, jul./dez. 2012. Disponível em:

https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456. Acesso em: 14 nov. 2022.

ROSE, Rosenida Rocha Bueno. Prática pedagógica de professores que ensinam matemática para alunos surdos. Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación, v. 6, n° 1, p. 1-9, 2021. Disponível: http://revistas.uncuyo.edu.ar/ojs3/index.php/saberesypracticas/article/download/3490/3264/. Acesso em: 14 nov. 2022.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

SHULMAN, Lee. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, nº. 2, p. 4-14, Feb. 1986.

SILVA, Maria José Ferreira da; ALMOULOUD, Saddo Ag. As operações com números racionais e seus significados a partir da concepção parte-todo. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 31, p. 55-78, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2105. Acesso em: 14 nov. 2022.

SOUZA, Andréa Alves de; CUNHA, Karina Miranda Machado Borges; ANDRADE, Mônica Gonçalves de. O lúdico na educação inclusiva: o processo de aprendizagem a partir dos jogos e brincadeiras. Gestão & Tecnologia. Faculdade Delta, ano VIII, v. 1, 28 ed., Jan/Jun 2019. Disponível em: http://www.faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/download/27/13. Acesso em: 14 nov. 2022.

VIANA. Elton de Andrade; MANRIQUE. Ana Lucia. A educação matemática na perspectiva inclusiva: investigando as concepções constituídas no Brasil desde a década de 1990. Perspectivas da Educação Matemática. INMA/UFMS, v. 11, n. 27. Ano 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7298. Acesso em: 14 nov. 2022.

Published

2023-12-13

How to Cite

LEMES, J. C.; CRISTOVÃO, E. M. Specialized Knowledge of Mathematics Teachers evidenced in a formative context with an inclusive approach. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 17, p. e6230089, 2023. DOI: 10.14244/198271996230. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6230. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
##plugins.generic.dates.received## 2022-11-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13