A Base Nacional Comum Curricular: uma análise lexical
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996203Keywords:
National Common Curriculum Base, Lexical Analysis, Competencies, EducationAbstract
Este artigo tem como objetivo investigar o corpus textual da Base Nacional Comum Curricular, a partir de uma análise lexical, com o intuito de compreender sua organização, suas concepções teóricas e os interesses envolvidos em sua constituição. Assume a análise crítico-documental, de Marc Bloch, como procedimento teórico-metodológico e apoia-se nas teorizações de Antoine Prost sobre e na produção acadêmica referente ao tema como suporte para a investigação. Para tanto, busca compreender o texto completo do documento, utilizando o software IRAMUTEQ sob o algoritmo Método Reinert pela Classificação Hierárquica Descendente e pela Análise Fatorial de Correspondência. De acordo com a análise dos léxicos, os resultados indicam que a perspectiva assumida pela Base Nacional Comum Curricular é explícita quando se alinha às recomendações dos organismos multilaterais em uma educação baseada em competências que tem o desenvolvimento econômico como atributo a ser perseguido a partir de um conhecimento instrumentalizado. Conclui que as competências não contribuem para a desfragmentação do saber, assumindo um fim em si mesmas e tornando-se elas próprias a verdadeira finalidade da educação. A educação volta-se para uma finalidade pragmática, em que o significado é reduzido à própria utilidade, e não para um sentido público que enfoque a formação do ser humano em/com/para o mundo em detrimento da preparação uniformizada para a vida.
Metrics
References
ALMEIDA, Vanessa Sievers de. A distinção entre conhecer e pensar em Hannah Arendt e sua relevância para a educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 853-865, set./dez. 2010.
ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Uma leitura do ensaio “A crise na educação” de Hannah Arendt. Revista do Centro de Pesquisa e a Formação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 114-126, maio 2016.
ALMEIDA, Vanessa Sievers. Educação. In: CORREIA, Adriano; ROCHA, Antonio Glauton Varela; MULLER, Maria Cristina; AGUIAR, Odilio Alves (org.). Dicionário Hannah Arendt. São Paulo: Edições 70, 2022. p. 133 - 141.
ANPED. Moção de Repúdio à aprovação de diretrizes para o ensino médio pelo CNE. 2018. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/mocao-de-repudio-aprovacao-de-diretrizes-para-o-ensino-medio-pelo-cne. Acesso em: 20 set 2022.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.
BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: proposta preliminar. 3. ver. rev. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Educação, uma herança sem testamento: diálogos com Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2017.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Política e educação em Hannah Arendt: distinções, relações e tensões. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 128, p. 813-828, jul./dez. 2014.
COMPIANI, Maurício. Comparações entre a BNCC atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza. Ciências em Foco, v. 11, n. 1, p. 16-16, 2018.
CORDÃO, Francisco Aparecido. Educação Já!. Boletim Técnico do Senac, v. 44, n. 2, 2018.
COSTIN, Claudia. Repensando o ensino médio no Brasil. In: FERREIRA, Marieta Moraes; PAIM, José Henrique. Os desafios do ensino médio. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
CURY, Carlos Roberto Jamil.; REIS, Magali.; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.
DELORS, Jaques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1996.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A contrarreforma do ensino médio no contexto da nova ordem e progresso. Educação & Sociedade, v. 38, p. 293-308, 2017.
LEITE, Rosana Franzen; RITTER, Olga Maria Schimidt. Algumas representações de ciência na BNCC–Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza. Temas & Matizes, v. 11, n. 20, p. 1-7, 2017.
MARCHESI, Álvaro. La lectura como estrategia para el cambio educativo. Revista de Educación, p. 15-35, 2005.
MELO, Ellen Maianne Santos; LIMA, Walter Matias. Novo ensino médio: uma busca pelos alicerces em tempos de reestruturação curricular. Revista Digital de Ensino e de Filosofia, Santa Maria, v. 7, n. 9, p. 1 - 20, jan./mar. 2021.
MOTTA, Vânia Cardoso; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, abr./jun. 2017.
NORMANDO, Priscilla. Responsabilidade política: um conceito a partir da obra de Hannah Arendt. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de Brasília, Campinas, 2012.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 1948.
PEREIRA, Wisley. A Base Nacional Comum e o novo ensino médio brasileiro: breve histórico e principais impactos. In: FERREIRA, Marieta Moraes; PAIM, José Henrique. Os desafios do ensino médio. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
PROST, Antoine. As palavras. In: REMOND, René. (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. p. 295-330.
RUIZ, Antonio Ibañez. Sugestões para melhorar a educação básica: estudo comparativo entre a Espanha e o Brasil. São Paulo, SP: Moderna. 2009.
SILVA, Mônica Ribeiro. A BNCC da Reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, v. 34, p. 1-15, 2018.
SOARES NETO, Joaquim José; CASTRO, Elenice Silva. A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: o contexto de transição e as condições de implementação nas escolas brasileiras. In: FERREIRA, Marieta Moraes; PAIM, José Henrique. Os desafios do ensino médio. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Relatório “Educação Já!”. Versão para debate. São Paulo, 2018.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990.
UNESCO. Plano de Ação Integrado sobre a Educação para a Paz, sobre os Direitos Humanos e sobre a Democracia. Geneva, 1995.
UNICEF. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989.
YOUNG-BRUHEL, Elizabeth. Por amor ao mundo: a vida e a obra de Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso Editora, 2010.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso Editora, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Heitor Negreiros, Franceila Auer, Vania Carvalho de Araújo, Wagner dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-30
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29