A Base Nacional Comum Curricular: uma análise lexical
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996203Palabras clave:
Base Curricular Común Nacional, Análisis Léxico, Competencias, EducaciónResumen
Este artigo tem como objetivo investigar o corpus textual da Base Nacional Comum Curricular, a partir de uma análise lexical, com o intuito de compreender sua organização, suas concepções teóricas e os interesses envolvidos em sua constituição. Assume a análise crítico-documental, de Marc Bloch, como procedimento teórico-metodológico e apoia-se nas teorizações de Antoine Prost sobre e na produção acadêmica referente ao tema como suporte para a investigação. Para tanto, busca compreender o texto completo do documento, utilizando o software IRAMUTEQ sob o algoritmo Método Reinert pela Classificação Hierárquica Descendente e pela Análise Fatorial de Correspondência. De acordo com a análise dos léxicos, os resultados indicam que a perspectiva assumida pela Base Nacional Comum Curricular é explícita quando se alinha às recomendações dos organismos multilaterais em uma educação baseada em competências que tem o desenvolvimento econômico como atributo a ser perseguido a partir de um conhecimento instrumentalizado. Conclui que as competências não contribuem para a desfragmentação do saber, assumindo um fim em si mesmas e tornando-se elas próprias a verdadeira finalidade da educação. A educação volta-se para uma finalidade pragmática, em que o significado é reduzido à própria utilidade, e não para um sentido público que enfoque a formação do ser humano em/com/para o mundo em detrimento da preparação uniformizada para a vida.
Métricas
Citas
ALMEIDA, Vanessa Sievers de. A distinção entre conhecer e pensar em Hannah Arendt e sua relevância para a educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 853-865, set./dez. 2010.
ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Uma leitura do ensaio “A crise na educação” de Hannah Arendt. Revista do Centro de Pesquisa e a Formação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 114-126, maio 2016.
ALMEIDA, Vanessa Sievers. Educação. In: CORREIA, Adriano; ROCHA, Antonio Glauton Varela; MULLER, Maria Cristina; AGUIAR, Odilio Alves (org.). Dicionário Hannah Arendt. São Paulo: Edições 70, 2022. p. 133 - 141.
ANPED. Moção de Repúdio à aprovação de diretrizes para o ensino médio pelo CNE. 2018. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/mocao-de-repudio-aprovacao-de-diretrizes-para-o-ensino-medio-pelo-cne. Acesso em: 20 set 2022.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.
BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: proposta preliminar. 3. ver. rev. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Educação, uma herança sem testamento: diálogos com Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2017.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Política e educação em Hannah Arendt: distinções, relações e tensões. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 128, p. 813-828, jul./dez. 2014.
COMPIANI, Maurício. Comparações entre a BNCC atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza. Ciências em Foco, v. 11, n. 1, p. 16-16, 2018.
CORDÃO, Francisco Aparecido. Educação Já!. Boletim Técnico do Senac, v. 44, n. 2, 2018.
COSTIN, Claudia. Repensando o ensino médio no Brasil. In: FERREIRA, Marieta Moraes; PAIM, José Henrique. Os desafios do ensino médio. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
CURY, Carlos Roberto Jamil.; REIS, Magali.; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.
DELORS, Jaques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1996.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A contrarreforma do ensino médio no contexto da nova ordem e progresso. Educação & Sociedade, v. 38, p. 293-308, 2017.
LEITE, Rosana Franzen; RITTER, Olga Maria Schimidt. Algumas representações de ciência na BNCC–Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza. Temas & Matizes, v. 11, n. 20, p. 1-7, 2017.
MARCHESI, Álvaro. La lectura como estrategia para el cambio educativo. Revista de Educación, p. 15-35, 2005.
MELO, Ellen Maianne Santos; LIMA, Walter Matias. Novo ensino médio: uma busca pelos alicerces em tempos de reestruturação curricular. Revista Digital de Ensino e de Filosofia, Santa Maria, v. 7, n. 9, p. 1 - 20, jan./mar. 2021.
MOTTA, Vânia Cardoso; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, abr./jun. 2017.
NORMANDO, Priscilla. Responsabilidade política: um conceito a partir da obra de Hannah Arendt. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de Brasília, Campinas, 2012.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 1948.
PEREIRA, Wisley. A Base Nacional Comum e o novo ensino médio brasileiro: breve histórico e principais impactos. In: FERREIRA, Marieta Moraes; PAIM, José Henrique. Os desafios do ensino médio. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
PROST, Antoine. As palavras. In: REMOND, René. (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. p. 295-330.
RUIZ, Antonio Ibañez. Sugestões para melhorar a educação básica: estudo comparativo entre a Espanha e o Brasil. São Paulo, SP: Moderna. 2009.
SILVA, Mônica Ribeiro. A BNCC da Reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, v. 34, p. 1-15, 2018.
SOARES NETO, Joaquim José; CASTRO, Elenice Silva. A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: o contexto de transição e as condições de implementação nas escolas brasileiras. In: FERREIRA, Marieta Moraes; PAIM, José Henrique. Os desafios do ensino médio. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Relatório “Educação Já!”. Versão para debate. São Paulo, 2018.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990.
UNESCO. Plano de Ação Integrado sobre a Educação para a Paz, sobre os Direitos Humanos e sobre a Democracia. Geneva, 1995.
UNICEF. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989.
YOUNG-BRUHEL, Elizabeth. Por amor ao mundo: a vida e a obra de Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso Editora, 2010.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso Editora, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Heitor Negreiros, Franceila Auer, Vania Carvalho de Araújo, Wagner dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-30
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29