A Base Nacional Comum Curricular: uma análise lexical

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996203

Palabras clave:

Base Curricular Común Nacional, Análisis Léxico, Competencias, Educación

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar o corpus textual da Base Nacional Comum Curricular, a partir de uma análise lexical, com o intuito de compreender sua organização, suas concepções teóricas e os interesses envolvidos em sua constituição. Assume a análise crítico-documental, de Marc Bloch, como procedimento teórico-metodológico e apoia-se nas teorizações de Antoine Prost sobre e na produção acadêmica referente ao tema como suporte para a investigação. Para tanto, busca compreender o texto completo do documento, utilizando o software IRAMUTEQ sob o algoritmo Método Reinert pela Classificação Hierárquica Descendente e pela Análise Fatorial de Correspondência. De acordo com a análise dos léxicos, os resultados indicam que a perspectiva assumida pela Base Nacional Comum Curricular é explícita quando se alinha às recomendações dos organismos multilaterais em uma educação baseada em competências que tem o desenvolvimento econômico como atributo a ser perseguido a partir de um conhecimento instrumentalizado. Conclui que as competências não contribuem para a desfragmentação do saber, assumindo um fim em si mesmas e tornando-se elas próprias a verdadeira finalidade da educação. A educação volta-se para uma finalidade pragmática, em que o significado é reduzido à própria utilidade, e não para um sentido público que enfoque a formação do ser humano em/com/para o mundo em detrimento da preparação uniformizada para a vida.

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Biografía del autor/a

Heitor Negreiros, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em Educação pela Ufes. Graduado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de Vila Velha (UVV). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa "Educação, Formação Humana e Políticas Públicas" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Professora estatutária da educação infantil na Prefeitura Municipal de Vitória. Mestra em Educação pela Ufes (2019 - 2021). Graduada em Pedagogia pela Ufes. Pesquisadora do Grupo Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC (Diretório CNPq).

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professora Titular (Classe E) do Departamento de Educação, Políticas e Sociedade - CE/UFES onde atua como Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES junto à Linha de Pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC - www.iesc.pro.br (Diretório CNPQ).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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Publicado

2024-07-29

Cómo citar

NEGREIROS, H.; AUER, F.; ARAÚJO, V. C. de; SANTOS, W. dos. A Base Nacional Comum Curricular: uma análise lexical. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6203100, 2024. DOI: 10.14244/198271996203. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6203. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

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