Desmistificando a dislexia na universidade: questões relacionadas à inclusão e Educação Emocional
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5910Keywords:
cAbstract
Apesar do maior acesso ao ensino superior por estudantes com dislexia, sua permanência se dá de modo mais ou menos dificultoso, dependendo do nível de entendimento sobre sua condição e dos recursos inclusivos que são ofertados pela instituição que faz parte. Gerenciar os desafios e exigências pertinentes a universidade pode ser uma tarefa percebida como difícil no processo de adaptação; as atribulações da vida acadêmica podem repercutir negativamente nas emoções dos estudantes com dislexia. Diante disso, objetivou-se desmistificar a dislexia na universidade, bem como discutir teoricamente acerca das questões relacionadas à inclusão e educação emocional. Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico à luz da literatura atualizada e de documentos legais, técnicos e científicos. O texto está organizado em quatro seções: i) breve panorama histórico da dislexia; ii) ingresso do estudante com dislexia na universidade: caminhos e descaminhos rumo à inclusão; iii) educação emocional na universidade: uma aliada para mitigar os efeitos da dislexia; e iv) considerações finais. Neste trabalho observou-se que as instituições de ensino superior devem ser espaços de aprendizagem e desenvolvimento que integrem programas e serviços de inclusão para aos estudantes com dislexia. Entende-se que para garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades, é fundamental se adotar diversos modelos de atuação, em função de condições específicas e situações concretas. Também se constatou que a educação emocional é uma importante aliada para mitigar os efeitos negativos da dislexia na universidade.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mara Dantas Pereira, Joilson Pereira da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25