Desmistificando a dislexia na universidade: questões relacionadas à inclusão e Educação Emocional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5910

Palabras clave:

c

Resumen

Apesar do maior acesso ao ensino superior por estudantes com dislexia, sua permanência se dá de modo mais ou menos dificultoso, dependendo do nível de entendimento sobre sua condição e dos recursos inclusivos que são ofertados pela instituição que faz parte. Gerenciar os desafios e exigências pertinentes a universidade pode ser uma tarefa percebida como difícil no processo de adaptação; as atribulações da vida acadêmica podem repercutir negativamente nas emoções dos estudantes com dislexia. Diante disso, objetivou-se desmistificar a dislexia na universidade, bem como discutir teoricamente acerca das questões relacionadas à inclusão e educação emocional. Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico à luz da literatura atualizada e de documentos legais, técnicos e científicos. O texto está organizado em quatro seções: i) breve panorama histórico da dislexia; ii) ingresso do estudante com dislexia na universidade: caminhos e descaminhos rumo à inclusão; iii) educação emocional na universidade: uma aliada para mitigar os efeitos da dislexia; e iv) considerações finais. Neste trabalho observou-se que as instituições de ensino superior devem ser espaços de aprendizagem e desenvolvimento que integrem programas e serviços de inclusão para aos estudantes com dislexia. Entende-se que para garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades, é fundamental se adotar diversos modelos de atuação, em função de condições específicas e situações concretas. Também se constatou que a educação emocional é uma importante aliada para mitigar os efeitos negativos da dislexia na universidade.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda (Bolsista Capes) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI/UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC/UNIT).

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE, Brasil. Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri (UCM). Coordenador do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq “Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão” (GEPPESI/UFS).

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

PEREIRA, M. D.; SILVA, J. P. da. Desmistificando a dislexia na universidade: questões relacionadas à inclusão e Educação Emocional. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5910156, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5910. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5910. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25