Knowledge and practices of literacy teachers: formative interlocutions in the research process

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995106

Keywords:

Literacy, Beginning Teacher, Theory Practice Relationship, Teacher Improvement.

Abstract

This paper aims to analyze the process of reflection on the knowledge and pedagogical practices of eight teachers who work in literacy classes in the municipal public schools of Capivari (SP) and are at the beginning of their careers, period between the first and third year of their teaching path (HUBERMAN, 1995; TARDIF; RAYMOND, 2000). Considering the research space as a formative field in which the teachers constitute and recognize themselves as educators, in this text our goal was to understand their concerns and reflections about their own knowledge and teaching practices, in other words, their own experience. For that, Vygotsky’s (2000) cultural-historical theory of development and Bakhtin’s (1999, 2003) perspective on discourse and enunciation were assumed as a theoretical framework and method, since both authors highlight the centrality of the other's language in the constitution of our subjectivity. The meetings were held individually in each teacher's respective school and totaled 56 hours of discussion that were audio recorded, transcribed and registered in the field diary of one of the researchers. The analysis of the material allows us to state that the collaborative research contributes to the professional development of beginning teachers, since the participants have changed their ways of teaching by studying and reflecting on their own practices from a different framework, the discursive perspective, which is opposed to constructivism, the hegemonic theory that circulates in schools, and by modifying ways of learning of the children, making teachers feel safer and as capable as their students in this movement.

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Author Biographies

Daniele Aparecida Alves Biondo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Educação e Mestra em Educação Escolar (2019) pela Faculdade de Educação da UNICAMP, membro do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA (Alfabetização, leitura e escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial). Possui graduação em Normal Superior pela Faculdade Cenecista de Capivari (2006), graduação em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Capivari (2008) e especialização em Neuropsicologia pela Faculdade do Noroeste de Minas (2010). Atualmente é Supervisora de Ensino na Secretaria de Educação de Capivari e docente dos cursos de pós-graduação em Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação – Centro Educacional de Piracicaba. Atua como Tutora Presencial no curso de Pedagogia na Universidade Anhanguera de Piracicaba. É administradora e formadora no Instituto Bolsa Amarela, projeto online de formação de professores. Atuou como Professora Mediadora a distância do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Estado de São Paulo - IFSP na disciplina "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; e Organização e Gestão da Educação. Lecionou no curso de pós-graduação em Educação Infantil, alfabetização e Letramento na UNIMAX-MAX Planck. Atuou como PED na disciplina Escola, Alfabetização e Culturas da Escrita; no curso de Pedagogia da FE/UNICAMP .Trabalhou como Orientadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Campanha Nacional das Escolas da Comunidade - Capivari SP(CNEC) e também como Orientadora de Educação Inclusiva nesta mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Inclusão. Ministrou pré-aulas pelo projeto de Orientação de Educação Inclusiva para alunas do curso de Pedagogia da CNEC-Capivari atuantes na Educação Básica, planejou e ministrou o curso livre de extensão de Educação Inclusiva nesta mesma Instituição.

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UNIMEP e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART) e vinculada ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial - ALLE/AULA, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil - Lattes. De 2011 a 2014 foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba no período de 2007 a 2012. Atuou na escola básica durante vinte anos em escolas públicas e particular. Na Diretoria de Ensino de Piracicaba, atuou como Assistente Técnico Pedagógico (ATP) de Alfabetização, Língua Portuguesa e Habilitação Específica para o Magistério (HEM) assessorando professores participantes dos programas de formação continuada durante quatro anos. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, leitura, produção de textos e em cursos de formação inicial e continuada de professores nas áreas de linguagem, avaliação, didática e prática de ensino.

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Published

2023-04-11

How to Cite

BIONDO, D. A. A. . .; OMETTO, C. B. de C. N. . Knowledge and practices of literacy teachers: formative interlocutions in the research process. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 17, p. e5106009, 2023. DOI: 10.14244/198271995106. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5106. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticas
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-01-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-11