Desenho universal para aprendizagem e a inclusão escolar no ensino superior: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995047Keywords:
cAbstract
O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que objetiva a acessibilidade na aprendizagem de todos os estudantes, podendo ser utilizada em qualquer modalidade e nível de ensino. No ensino superior, o DUA surge como uma possibilidade de inclusão escolar, uma vez que nos últimos anos, devido às políticas de acesso a este nível de ensino, houve um crescimento no ingresso de alunos provenientes dos mais variados contextos. Assim, surge a forte necessidade de se pensar em abordagens, estratégias e metodologias inclusivas também para o ensino superior. Diante deste cenário, este artigo possui como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca das aplicações metodológicas do desenho universal para a aprendizagem na inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino superior. Para isto, realizou-se uma revisão de literatura com a finalidade de elaborar um levantamento de artigos científicos que relatem estudos desenvolvidos no ensino superior e que abordem o desenho universal para aprendizagem. Encontrou-se 03 publicações que afirmam que o desenho universal para a aprendizagem proporciona diversos benefícios para a inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial, dentre eles a universalização do ensino. Conclui-se o artigo evidenciando a necessidade de mais pesquisas aplicadas que utilizem o desenho universal para a aprendizagem no ensino superior, uma vez que este nível de ensino também recebe alunos público-alvo da educação especial.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Camila Siqueira Cronemberger Freitas, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-03-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25