The PNAIC and the Professional Development: which are the perspectives of the literacy teachers?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995044

Keywords:

PNAIC, Literacy, Formation of teachers, Professional Development.

Abstract

The present article has as an object of study the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC). The PNAIC was a continuing education program provided by MEC (Education Ministry) for literacy teachers aiming to accomplish the goal of the National Plan for Education (PNE) to literate all the children until, up to the maximum, eight years old. This article is based in a doctorate research and seeks to identify what are the PNAIC contributions to the professional development of the literacy teachers. The research, with a qualitative approach, had, as an investigation field, two cities from the Mata Mineira Zone. The data generation sources were the official documents related to the training program PNAIC: the 115 questionnaires and the 27 semi structured interviews applied to the literacy teachers that participated of the PNAIC between 2013 and 2015. The theoretical reference was based in the literature review about teacher training and professional development (TARDIF, 2013, 2014; NÓVOA, 1992, 2014; GATTI, 2008; GATTI; BARRETO, 2009; GATTI, BARRETO; ANDRÉ, 2019; OLIVEIRA; FORMOSINHO, 2009, FORMOSINHO, 2009; GARCÍA, 1999; IMBERNÓN, 2011). From the data analysis, it was verified that the teachers indicated that the PNAIC contributed to the professional development because it promoted the thought about the practice, the articulation theory-practical and because of the possibility of contributing to innovative literacy practices. They point out, however, as factors that complicate better results, the discontinuity of this policy, the lack of the practice monitoring in the school context and the teacher turnover imposed by the work conditions.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Lenise Teixeira Sousa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG; Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis/RJ; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Pública Municipal de Juiz de Fora; Área de concentração: educação com foco em políticas públicas, alfabetização e formação de professores.

Silvana Soares de Araújo Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutora em Educação- PUC-Rio, Professora adjunta do Departamento de Educação, PUC-Rio e Coordenadora setorial de Graduação do CTCH, PUC-Rio. Especialista em Ensino de Ciências - UERJ. Coordena o PROFEX_ Grupo de Pesquisas sobre a Profissão, Formação e Exercício docente. Área de concentração: Didática, Currículo e formação de professores.

References

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN – Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador. Caderno de Apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012a.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Ano 1: unidade 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012b.

BRASIL. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 jul., 2012c.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares: ano 03, unidade 6. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 47p, 2012d.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 39 p., 2012e.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem: ano 2: unidade 1/ Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básicas, 2012f, 47p.

BRASIL. Portaria nº 1.458, de 14 de dezembro de 2012. Define categorias e parâmetros para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na forma do art. 2º, inciso I, da Portaria MEC nº 867, de 4 de julho de 2012. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 dez., 2012g.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. (2014-2024). Brasília: Ministério da Educação, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdiscipli¬naridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2015, 76 p.

CABRAL, Giovanna Rodrigues. Pensando a inserção de políticas públicas de formação continuada de professores em um município de pequeno porte: o que dizem os sujeitos dessa formação? Rio de Janeiro, 2015, 280 p. Tese de Doutorado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

CANÁRIO, Rui. A experiência portuguesa dos Centros de Formação das Associações de Escola. IN: MARIN, Alda Junqueira. Educação Continuada: reflexões, alternativas. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. P. 63-88.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

COUTO, Maria Elizabete Souza; GONÇALVES, Alba Lúcia. A formação dos formadores: um estudo sobre o PNAIC. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 151-170, jan./abr. 2016.

FORMOSINHO, J. (Coord.). Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Coleção Currículo, Políticas e Práticas. Porto Editora, 2009.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para a formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. Campinas, SP, v. 13, n. 37, p. 57-186. Jan./abr. 2008.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, Bernadete Angelina, BARRETO, Elba Siqueira de Sá, ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de Almeida. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIARDINI, Bárbara Lima. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Caminhos percorridos pelo programa e opiniões de professores alfabetizadores sobre a formação docente. 2016. 291f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz e Fora, 2016.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JULIOTI, Sueli. A prática pedagógica alfabetizadora e a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2016. 138 p. (Dissertação) Mestrado em Educação. Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2016.

LINHARES, Célia Frazão Soares. Sonhar e construir a escola com professores. In: LINHARES, Célia Frazão Soares (Org.). Formação continuada de professores: comunidade científica e poética – uma busca de São Luís do Maranhão. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 54-76.

MORESCHO, Sandra Maria Zardo. A Formação Continuada de Professores: a mediação do Pacto Nacional do Ensino Médio na Gered de Chapecó-SC. 38ª Reunião Nacional da ANPED. 2017.

NÓVOA, Antonio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, Antonio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. In: Souza, Denise Trento Rebello de; SARTI, Flavia Medeiros. Mercado de formação docente: constituição, funcionamento e dispositivos. p. 23 – 36, Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2014.

OLIVEIRA, Júlia; FORMOSINHO, João. Desenvolvimento profissional dos professores. In: Formação de professores- aprendizagem profissional e acção docente. FORMOSINHO, João. (coord.). Coleção currículo, políticas e práticas. Porto Editora, p. 221-284, 2009.

RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.

SANTOS, Natália Francisca Cardia dos. Entre o proposto e o almejado: da proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa às expectativas almejadas por docentes participantes. 2015. 123 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2015.

SILVA, Roberta da. Os desafios da gestão da formação de professores do programa alfabetização na idade certa em Acopiara/CE. 2013. 114 p. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal de Juiz de Fora, CAEd – Centro de Políitcas Públicas e Avaliação da Educação, Juiz de Fora, 2013.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2005.

SOUZA, Denise Trento Rebello de; SARTI, Flávia Medeiros. Mercado de formação docente: constituição, funcionamento e dispositivos. p. 23 – 36, Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2014.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr. – jun. 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.

Published

2023-04-11

How to Cite

SOUSA, L. T. . .; MESQUITA, S. S. de A. . The PNAIC and the Professional Development: which are the perspectives of the literacy teachers?. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 17, p. e5044013, 2023. DOI: 10.14244/198271995044. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5044. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticas
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-01-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-11