Rural Teacher Forming in face of “New/Old” Policies Implemented in Brazil: R-existence in debate

Authors

  • Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • Maura Pereira dos Anjos
  • Mônica Castagna Molina UFSCar
  • Salomão Antônio Mufarrej Hage

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994562

Keywords:

Teacher forming, Public policy, Higher education, Rural education.

Abstract

The reflections presented in this article are part of the results produced by the research “Policies, Management and the Right to Higher Education: new modes of Regulation and trends under construction”, linked to the Universitas-Br Network, developed by Thematic Axis 7, whose research focuses on Rural Higher Education. The article provides analysis on teacher forming policies, focusing on the setbacks imposed on such policies, based on the approval of the “new” National Curriculum Guidelines for Initial Teacher Forming for Basic Education and the institution of the Common National Base for Education. Initial Forming of Teachers of Basic Education, especially in the field of the degree in Rural Education. The research method is anchored in historical and dialectical materialism through the categories of totality, historicity and mediation, in the field of teacher education policies in Brazil. Bibliographic studies of Resolutions No. 02/2015 and No. 02/2019 and the manifests of national scientific entities of teacher education were carried out. The results reveal dismantles and setbacks in the field of teacher forming policies, with the dissemination of skills pedagogy in the approval of Resolution No. 2/2019, which ignores the implementation of critical and emancipatory projects in the field of initial and continuing teacher forming. The Ministry of Education and the National Council of Education take measures to deconstruct policies aimed at rural, indigenous and quilombola subjects and threaten the continuity of the the degree in Rural Education Courses, which provokes a return to diverse and plural subjects in the guarantee of their rights.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Hellen do Socorro de Araújo Silva

Doutora em Educação (UFPA), Professora da Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Universitário de Cametá/PA, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura e da Faculdade de Educação do Campo. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia e integra a Rede Universitas/Br

Maura Pereira dos Anjos

Doutora em Educação (UnB); Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, lotada no Instituto de Ciências Humanas, na Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO), no Campus Universitário de Marabá. Integrante da Rede Universitas/Br no subprojeto07: Educação Superior do Campo

Mônica Castagna Molina, UFSCar

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela UniCamp (2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), da Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação em Educação, onde coordena a Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, desde 2013. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Participou da I Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (I PNERA) em 2003-2004, e Coordenou a II Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (II PNERA), financiada pelo IPEA, em 2013-2015. Coordenou a Pesquisa CAPES ? CUBA, no período de 2010-2014. Coordenou a Pesquisa "A educação Superior no Brasil (2000-2006): Uma Análise Interdisciplinar das Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro", financiada pelo Observatório de Educação da Capes. Integra a pesquisa Formação Docente e a Expansão do Ensino Superior, na coordenação do Sub 07: Educação Superior do Campo pelo Projeto Observatório da Educação do Campo da CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.

Salomão Antônio Mufarrej Hage

Doutor em Educação (PUC), Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/ICED/UFPA. É bolsista produtividade do CNPq. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia. Pesquisador da Rede Universitas/Br desde 2009

References

AGUIAR, Márcia Ângela da S; DOURADO, Luiz Fernandes. BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 33-37, jan./mai. 2019. Disponível em: http//www.esforce.org.br. Acesso em 03. Jun, 2019.

ANFOPE. A Anfope repudia a aprovação pelo CNE da Resolução que define as novas Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica e Institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), [página online], 2019b. Disponível em: http://www.anfope.org.br/anfope-repudia-a-aprovacao-pelo-cne-da-resolucao-quedefine-as-novas-diretrizes-curriculares-para-formacao-inicial-de-professores-da-educacao-basica-einstitui-a-base-nacional-comum-para-a-formacao-in/. Acessado em 03/12/2019.

ANFOPE. A ANFOPE se posiciona em defesa da Resolução 02/215 e pede arquivamento do parecer que propõe a sua alteração, [página online], 2019a. Disponível em: http://www.anfope.org.br/anfope-seposiciona-em-defesa-da-resolucao-02-215-e-pede-arquivamento-do-parecer-que-propoe-a-sua-alteracao/. Acessado em: 03/12/2019.

ANFOPE. A ANFOPE se posiciona em defesa da Resolução 02/215 e pede arquivamento do parecer que propõe a sua alteração, [página online], 2019a. Disponível em: http://www.anfope.org.br/anfope-seposiciona-em-defesa-da-resolucao-02-215-e-pede-arquivamento-do-parecer-que-propoe-a-sua-alteracao/. Acessado em: 03/12/2019.

ANFOPE. Documento Final do XIII Encontro Nacional da Anfope, 2016. Campinas, SP: Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), [página online], 2016. Texto digitado.

ANFOPE. Reunião da Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores, [página online]. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.anfope.org.br/wpcontent/uploads/2018/05/ANFOPE-CNE-9abr-2018-.pdf. Acessado em: 03/12/2019.

ANFOPE; et al. Contra a descaracterização da Formação de Professores. Nota das entidades nacionais em defesa da Resolução 02 /2015. [página online], 2019. Acessado em: 03/12/2019.

ANJOS, Maura Pereira dos. A institucionalização da Licenciatura em Educação do Campo na Unifesspa: avanços e contradições. 2020, 330p. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB, Brasília - DF, 2020.

BAZZO, Vera; SCHEIBE, Leda. De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde>

BRASIL, Ministério da Educação. Decreto Nº 8.752, de 09 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, 10 de maio de 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei Nº 5.692, 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e da outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 1971.

BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação- e da outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2014.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior (Cargos de licenciatura, curso de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada. Diário Oficial da União. Brasília, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União. Brasília, 2015.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob. O ensino superior privado-mercantil em tempos de economia financeirizada. In: CÁSSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

COGRAD. Manifestação – diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. 2019. Disponível em: http://apub.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Manifestac%CC%A7a%CC%83oCOGRAD-DCNs-frmac%CC%A7a%CC%83o-de-professores.pdf. Acessado em: 03/12/2019.

COSTA, Maria da Conceição dos Santos; FARIAS, Maria Celeste Gomes de Farias e SOUZA, Michele Borges de. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Formação de Professores no Brasil: retrocessos, precarização do trabalho e desintelectualização docente. Movimento - Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 91-120, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32665. Acesso em: 14. maio, 2020.

DOURADO, Luiz Fernandes e TUTTMAN, Malvina Tania. Dossiê temático - Formação do Magistério da Educação Básica nas universidades brasileiras: institucionalização e materialização da CNE CP nº 02/2015 In: Revista Formação em Movimento. Associação Nacional de Formação dos Profissionais da Educação. v. 1, nº 02, p. 197-217, jul/dez. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/issue/view/108/DA: Acesso em: 20.dez.2019.

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015.

EVANGELISTA, Olinda; FIERA, Letícia; TITTON, Mauro. [Debate] Diretrizes para formação docente é aprovada na calada do dia: mais mercado. Universidade à esquerda: jornal independente e socialista. Online. Publicado 14/11/2019.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, Presidente Prudente/SP, ano 8, n. 6, p. 14-34 jan./jun, 2005. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1460. Acesso: 10. jul, 2005.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Os desafios na formação de educadores. TV-Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). 28 de maio de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7XoutXTFAiQ

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Políticas educacionais em disputa e novas legislações na formação de professores. Sessão Especial, São Luís/MA. ANPED, 2017.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (NOVA) POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRIORIDADE POSTERGADA. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em https://www.cedes.unicamp.br/

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A reforma do Ensino Superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: As políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, Dezembro/1999.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Novas políticas de formação: da concepção negada à concepção consentida. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Trajetória e perspectiva da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

FREITAS, Luís Carlos. A reforma empresarial da Educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018, 160 p.

FREITAS, Luís Carlos. Os reformadores empresarias da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.- dez., 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulinho José e LUCENA, Carlos (Orgs). Escola sem partido ou escola sem mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia/MG: 2009, p. 1-10.

HAGE, Salomão Antonio Mufarrej, MOLINA, Mônica Castagna, ARAÚJO, Hellen do Socorro Silva de e ANJOS, Maura Pereira dos. O direito a educação superior e a licenciatura em Educação do Campo no Pará: riscos e potencialidade em sua institucionalização In: Revista Acta Scientiarum, volume 40. ISSN on-line: 2178-5201 http://periodicos.uem.br/ojs/acta. Maringá, 2018. p. 01-13.

HYPOLITO, Álvaro M. BNCC, agenda global e formação docente. Retratos da Escola, Brasília, CNTE, v. 13, n. 25, jan./mai. 2019.

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 148 p. 1992.

LEAL, A. A. et al. Cartografia das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil: expansão e institucionalização. In: MOLINA, M. C.; MARTINS, M. F. A. Formação de formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p 39 a 53.

MANCEBO, Deise. Políticas, gestão e direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendência em construção. In: MOLINA, Mônica e HAGE, Salomão (Org). Licenciatura em Educação do Campo: resultado da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão (2013-2017). 1ª edição. Florianópolis, LANTEC, CED, UFSC, 480 p. 2019.

MOLINA, Mônica Castagna. Panorama das Licenciaturas em Educação do Campo nas IFES no Brasil. In: RUAS, José Jarbas; BRASIL, Anderson; SILVA, Cícero da (Org.). Educação do Campo: Diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

MOLINA, Mônica e HAGE, Salomão (Org). Licenciatura em Educação do Campo: resultado da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão (2013-2017). 1ª edição. Florianópolis, LANTEC, CED, UFSC, 480 p. 2019.

MOLINA, Mônica Castagna. Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. In: Revista Educação e Sociedade, Revista de Ciências da Educação. Dossiê: Análises de Experiências brasileiras e latino-americanas de Educação do Campo, Volume 38, p. 587-610, jul-set. 2017.

MOLINA, Mônica e HAGE, Salomão. Política de formação de professores do campo no contexto da expansão da Educação Superior. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 121-146. jan./abr. 2015.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. A mundialização da agricultura brasileira. XII Colóquio Internacional de Geocrítica. Bogotá. Actas. Barcelona: Geocrítica, 2012. V.1, p. 1-15. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/coloquio2012/actas/14-A-Oliveira.pdf. Acesso em 10. dez, 2012.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter et al. A ruptura política e a questão agrária no Brasil (2015-2017): da política da terra arrasada à luta pela dignidade In Revista OKARA: Geografia em debate, João Pessoa, v.12, n.2, p. 708-730, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/okara/article/view/41338. Acesso em 20.jan,2020.

POSICIONAMENTO DAS ENTIDADES NACIONAIS. Parecer e Minuta de Resolução do CNE: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui BNC-Formação Continuada, 28 de maio de 2020.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. 79-85 p.

SGUISSARDI, Valdemar. Estudos diagnóstico da política de expansão da (e acesso à) educação superior no Brasil (2002-2012). Edital Nº 051/2014 SESU. Projeto de Organismo Internacional-OEI. Projeto OEI/BRA/10/002. Piracicaba, 2014.

SILVA JUNIOR, João dos Reis; FARGONI, Everton H. E. Escola sem partido: a inquisição da educação no Brasil In BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulinho José e LUCENA, Carlos (Orgs). Escola sem partido ou escola sem mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia: Navegando publicações, 2009, p. 69-96.

SILVA, Hellen do Socorro de Araújo. Política de formação de educadores do campo e a construção da contra-hegemonia via epistemologia da práxis: análise da experiencia da LEDOC-UFPA-Cametá. 2017, 307 p. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, 2017.

TARDIN, José Maria; GUHUR, Dominique Michèle Perioto. Agroecologia: uma contribuição camponesa à emancipação humana e à restauração revolucionária da relação metabólica sociedade-natureza. In: MOLINA, Mônica Castagna et al. (org.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Volume II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. 44 a 99 p.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Buenos Aires: Clacso; São Paulo: Expressão Popular, 2007. 444 p.

Published

2020-10-29

How to Cite

DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA, H.; PEREIRA DOS ANJOS, M. .; CASTAGNA MOLINA, M. .; ANTÔNIO MUFARREJ HAGE, S. . Rural Teacher Forming in face of “New/Old” Policies Implemented in Brazil: R-existence in debate. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 14, p. e4562146, 2020. DOI: 10.14244/198271994562. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4562. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-08-21
##plugins.generic.dates.published## 2020-10-29