Bolsonaro government impacts on Coronavirus time in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994355

Keywords:

Ultra-liberal ideologies, COVID-19, Health, Education.

Abstract

This article aims to analyze the narratives at the moment of COVID-19 pandemic in the Brazilian scenario that directly affect health, education and the population in general. The problem that motivated the development of the text is based on the following question: how do the actions of the bolsonarista government in times of pandemic directly attack human life and produce readjustment of Brazilian education in the market logic? To carry out the research, we used the bibliographic research, the documental analysis and in the empirical field, we used the reports of the large media, due to the perspective of capturing, in real time, the discursive character of the talking subject, and to demonstrate that these reports can be used for the construction of knowledge, this one that is filtered and analyzed in the critical perspective. For the analyses, the theoretical foundations of the historical-dialectical materialism of Marx and Engels were used. It is concluded that the worsening of Brazilian political and religious fundamentalism by the conservative wing, together with the current president, minimize deaths and promote the attack on science and technology. Therefore, it is urgent to ensure the mobilization effort for the defense of public health, the strengthening of the Unified Health System (SUS) and free and universal public education, together with health workers, students as subjects and teachers and all education workers.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Solange Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduaçao em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora Assistente da Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário da UFPA - Ilha do Marajó/Breves.

References

ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Orçamento da Educação sofre corte de R$ 5,83 bilhões 2019, 2 abr. 2019. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/orcamento-da-educacao. Acesso em: 20 abr. 2020.

ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). MEC lança plataforma de monitoramento de ações do coronavírus nas instituições federais de ensino, 2020. Disponível em: http://www.andifes.org.br/mec. Acesso em: 20 abr. 2020.

ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Manifesto ANPEd | Educação a Distância na Educação Infantil, não!, 2020. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/posicionamento-sobre-o-parecer-do-cne-que-trata-da-reorganizacao-dos-calendarios-escolares Acesso em: 23 abr. 2020.

BADIOU, Alain. Sobre a situação epidêmica. In: DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. p. 35-47. Disponível em: https://www.ims.uerj.br/2020/03/30/coronavirus-e-a-luta-de-classes-livro-para-download/ Acesso em: 23 abr. 2020

BIHR, Lain. França: pela socialização do aparato de saúde na França. In. DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. p. 25-30. Disponível em: https://www.ims.uerj.br/2020/03/30/coronavirus-e-a-luta-de-classes-livro-para-download/ Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil, 2018. Disponível em: https://www.tesouro.fazenda.gov.br. Acesso em: 20 abr. 2020.

BRASIL. Senado Federal. Emenda Constitucional de n.º 55, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 15 dez. 2016. https://www.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/127337. Acesso em: 20 abr. 2020.

BRASIL. Medida Provisória n.º 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020a. Diário Oficial da União, Brasília, 1º abr. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-. Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 30 de abril de 2020. Aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Diário Oficial da União, Brasília, edição 83, seção 1, p. 63, 4 maio 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ . Acesso em: 24 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação no mundo 4.0 é tema de debate virtual no MEC, 8 abril de 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=88151 Acesso em: 29 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma de monitoramento das instituições de ensino, 2020d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, n. 53, Seção 1, p. 39, 18 mar. 2020e. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Secretária do Tesouro Nacional. Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br. Acesso em: 23 abr. 2020.

BBC NEWS. Após ano turbulento, por que 2020 será decisivo para a educação no Brasil, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50861806 Acesso em: 29 abr. 2020.

CAMPANHA Nacional pelo Direito à Educação. Guia COVID-19: Educação e Proteção de crianças de adolescentes, 2020. Vol. 1. Disponível em: https://campanha.org.br/. Acesso em: 29 abr. 2020.

CORONAVÍRUS: o mapa que mostra o alcance mundial da doença. BBC News Brasil, 20 abr. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51718755. Acesso em: 20 abr. 2020.

EVANGELISTA, Olinda. Algumas indicações para o trabalho com documentos. In: SHIROMA, Eneida Oto. Dossiê: uma metodologia para análise conceitual de documentos sobre política educacional. Florianópolis, março de 2004. Disponível em: https://pt.scribd.com/document Acesso em: 08 mar. 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Empresários mais ricos do Brasil: a ignorância, o cinismo e a ganância que matam Edição Especial: Revista Espaço e Economia. Dossiê Coronavírus - Parte I Ano IX, n. 17, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacoeconomia/index.html. Acesso em: 28 mar. 2020

FUNDAÇÃO LEMANN. Ações para fortalecer a aprendizagem no contexto do COVID-19, 2020a. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/public/noticias/. Acesso em: 24 abr. 2020.

FUNDAÇÃO LEMANN. Comunicado sobre o COVID-19, 2020b. Disponível em https://fundacaolemann.org.br/public/noticias. Acesso em: 20 abr. 2020.

HARVEY, David. O enigma do Capital: as crises do capitalismo. Tradução de João Alexandre Peschanski. São Paulo: Boitempo. 2011. 224p

HARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de COVID-19. In: DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. p. 13-23. Disponível em: https://www.ims.uerj.br/2020/03/30/coronavirus-e-a-luta-de-classes-livro-para-download/ Acesso em: 23 abr. 2020.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 496p

INESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos). O Brasil com baixa imunidade – Balanço do Orçamento Geral da União 2019, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.inesc.org.br. Acesso em: 20 abr. 2020.

MARX. Karl. Manuscrito econômico filosófico. 3. reimpr. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2008. 175p

MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. 3. ed. Tradução de Edmilson Costa. São Paulo: Edipro, 2015. 112p

MURAKAWA, Fabio. Vai morrer muito mais gente por uma economia que não anda do que por coronavírus, diz Bolsonaro. Valor Econômico, Brasília, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.valor.globo.com. Acesso em: 24 abr. 2020.

NERI, Marcelo. Sumário-Executivo. Qual foi o impacto da crise sobre a pobreza e distribuição de renda, 2008. Disponível em: https://www.bibliotecadigital.fgv.br. Acesso em: 24 abr. 2020.

PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Miséria privada 3,8% dos brasileiros de condições básicas de vida, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pnud Acesso em: 04 maio 2020.

REIMERS, Fernando M.; SCHLEICHER, Andreas. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020 – OCDE-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico, 1 de março de 2020. Tradução de Raquel de Oliveira. Rev. Claudia Constin, Teresa Pontual. Disponível em: https://ceipe.fgv.br/publicacoes. Acesso em: 20 abr. 2020.

SANTOS, Isabela Soares; VIEIRA, Fabiola Sulpino. Direito à saúde e austeridade fiscal: o caso brasileiro em perspectiva internacional. Ciênc. Saúde Coletiva [on-line], v. 23, n. 7, p. 2303-2314, 2018. ISSN 1413-8123. doi.org/10.1590/1413-81232018237.09192018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php. Acesso em: 20 abr. 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304p.

Published

2020-10-29

How to Cite

SILVA, S. P. da. Bolsonaro government impacts on Coronavirus time in Brazil. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 14, p. e4355145, 2020. DOI: 10.14244/198271994355. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4355. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
##plugins.generic.dates.received## 2020-05-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-05-13
##plugins.generic.dates.published## 2020-10-29