Formação inicial de professores e inserção à docência: uma aproximação efetiva?
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994316Abstract
Neste texto tematizo as relações possíveis entre a formação inicial de professores e a inserção à docência, buscando compreender aspectos que favorecem, ou poderiam favorecer, o início da carreira docente. Para tanto, considero como corpus do presente estudo, o cotejamento de duas fontes: excertos de textos extraídos de produções escritas de licenciandas do quarto ano de um curso de Pedagogia, e apontamentos de pesquisas que apresentam contribuições ao tema. No que tange à apreciação teórico-metodológica, me aproprio da análise de discurso, segundo a premissa de estudos bakhtinianos. Abarcando o período de vivência no estágio supervisionado, por representar o espaço-tempo-lugar de realização de atividades que envolvem a docência propriamente dita, problematizo questões como: a inserção inicial viabilizada pelo estágio reúne os elementos necessários para que os futuros professores se coloquem no lugar da docência e sintam as diferentes dimensões da profissão? O que seria preciso priorizar para que a formação inicial oferecesse melhores condições de preparo para a prática profissional? Tanto a literatura quanto os enunciados das alunas indiciam as persistentes falhas formativas na condução de licenciandos para a aprendizagem da docência, destacando o caráter de mera aplicabilidade de teorias em contextos práticos. Tendo isso em vista, em seção específica, destaco caminhos para uma mudança qualitativa desse cenário.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-27
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25