Formação inicial de professores e inserção à docência: uma aproximação efetiva?

Autor/innen

  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994316

Abstract

Neste texto tematizo as relações possíveis entre a formação inicial de professores e a inserção à docência, buscando compreender aspectos que favorecem, ou poderiam favorecer, o início da carreira docente. Para tanto, considero como corpus do presente estudo, o cotejamento de duas fontes: excertos de textos extraídos de produções escritas de licenciandas do quarto ano de um curso de Pedagogia, e apontamentos de pesquisas que apresentam contribuições ao tema. No que tange à apreciação teórico-metodológica, me aproprio da análise de discurso, segundo a premissa de estudos bakhtinianos. Abarcando o período de vivência no estágio supervisionado, por representar o espaço-tempo-lugar de realização de atividades que envolvem a docência propriamente dita, problematizo questões como: a inserção inicial viabilizada pelo estágio reúne os elementos necessários para que os futuros professores se coloquem no lugar da docência e sintam as diferentes dimensões da profissão? O que seria preciso priorizar para que a formação inicial oferecesse melhores condições de preparo para a prática profissional? Tanto a literatura quanto os enunciados das alunas indiciam as persistentes falhas formativas na condução de licenciandos para a aprendizagem da docência, destacando o caráter de mera aplicabilidade de teorias em contextos práticos. Tendo isso em vista, em seção específica, destaco caminhos para uma mudança qualitativa desse cenário.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografie

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente de Educação Básica (anos iniciais do Ensino Fundamental) na Escola SESI de Araraquara e pesquisadora no Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC) da UNESP. ORCID id: http://orcid.org/0000-0001-6280-1784. E-mail: nathytamaio@hotmail.com

Veröffentlicht

2024-06-25

Zitationsvorschlag

SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de. Formação inicial de professores e inserção à docência: uma aproximação efetiva?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e431648, 2024. DOI: 10.14244/198271994316. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4316. Acesso em: 3 jan. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-04-24
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-27
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25