Qualidade da escola pública: o olhar das famílias (Concept of public school quality from the families’ point of view)

Authors

  • Maria Marcia Sigrist Malavasi
  • Manuela Terrassêca
  • Luana Ferrarotto Faculdade de Educação-UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992474

Abstract

Abstract
This article presents a study carried out in a school in Campinas/Brazil, and also data from a research developed in a school in Porto/Portugal, both referring to how families see the quality of public schools. In each municipality, one school was selected based on a socioeconomic level (NSE); and questionnaires with items on the researched subject were applied to the students’ families. Similarly, in both surveys, Brazilian and Portuguese families emphasized the importance of quality teaching and the school-community relations. However, the relationship established with the school was characterized differently. For Portuguese families, besides the activities promoted by the school unit, the actions developed by the community itself contribute to the quality of the school. Brazilian families, although they also mention the school-community relationship, only reported on the activities developed by the institution. The data from the studies allow us to re?ect on the families’ views and their participation in public school, in the sense of a socially referenced quality development, whose principle is in the arrangement of different voices that build the school community and it can’t perform without the students’ families.

Resumo
Este artigo apresenta estudos realizados em escolas de Campinas/Brasil e Porto/Portugal, referentes à qualidade da escola pública na visão das famílias. Em cada município, uma escola foi selecionada, a partir do nível socioeconômico (NSE), e questionários com itens sobre o tema da investigação foram aplicados junto às famílias dos estudantes das referidas escolas. Nas duas pesquisas, de modo semelhante, as famílias brasileiras e portuguesas ressaltaram a importância da qualidade do ensino e da relação escola-comunidade. Todavia, a relação estabelecida com a escola foi diferentemente caracterizada. Para as famílias portuguesas, além das atividades promovidas pela unidade escolar, as ações desenvolvidas pela própria comunidade contribuem com a qualidade da escola. Já as famílias brasileiras, apesar de também mencionarem a relação escola-comunidade, relatam, apenas, sobre as atividades desenvolvidas pela instituição. Os dados dos estudos realizados nos possibilitam re?etir acerca da visão das famílias e sua participação na escola pública, em um sentido de construção da qualidade socialmente referenciada, cujo princípio está na orquestração das diversas vozes que compõem a comunidade escolar e, desse modo, não se realiza sem as famílias dos estudantes.

Keywords: School quality, Public school, School-family relationship.
Palavras-chave: Qualidade escolar, Escola pública, Relação escola-família.

References

AFONSO, A. J. Reforma do estado e políticas educacionais: entre a crise do estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Educ. Soc.,  Campinas ,  v. 22, n. 75, p. 15-32,  Aug.  2001.  

ALMEIDA, A. M. F. – Ultrapassando o pai: herança cultural restrita e competência escolar. In: NOGUEIRA, M.A., ROMANELLI, G. (org.). Família e Escola: trajetória de escolarizacão em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000.

ALMEIDA, L. C.; FERRAROTTO, L.; MALAVASI, M. M. S. Escola Vista de Fora: o que dizem as famílias?. Educ. Real.,  Porto Alegre ,  v. 42, n. 2, p. 649-671,  2017.

ANTUNES, F.; SÁ, V. Públicos escolares e regulação da educação: lutas concorrencionais na arena educativa. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BETINI, G. A.; ALMEIDA, L. C. Relatório das visitas às escolas que serão pesquisadas pelo Projeto Observatório eixo 2 – Escola e Comunidade. Loed. Faculdade de Educação. Unicamp. 2010.

DUARTE, T. C.; ALMEIDA, L. C. Impressões dos questionários das escolas. Loed. Faculdade de Educação. Unicamp. 2011.

FERRAROTTO, L.; MALAVASI, M. M. S. Avaliação externa em nível municipal: Os impactos de uma experiência. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 233-244, 2015.

FERRAROTTO, L.; MALAVASI, M. M. S.  A relação família-escola como alvo das atuais políticas públicas educacionais: uma discussão necessária. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, vol. 26, n.52, p. 232-246, 2016.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc.,  Campinas,  v. 33, n. 119, p. 379-404, jun.  2012.

FRIGOTTO, G. Educação e crise do capitalismo real. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

NOGUEIRA, M. A. Um Estado para a sociedade civil. Temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

NOGUEIRA, M. A. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade. v. 31. n. 02, p. 155-169, jul/dez. 2006.

RAVITCH, D. A morte e vida do grande sistema escolar americano. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SAMPSON, J. R.; RAUDENBUSH, S. W. Seeing Disorder: Neighborhood Stigma and the Social Construction of “Broken Windows”. Social Psychology Quarterly. 2004, Vol. 67, No. 4, 319–342.

SORDI, M. R. L. Bases ético-epistemológicas de processos de responsabilização participativa e os sentidos que produzem na qualificação da escola pública. In: Anais do III CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO/VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Gramado, 2013. p. 1-13.

SILVA, M. A. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cad. CEDES,  Campinas ,  v. 29, n. 78, p. 216-226,  Aug.  2009 .

VIEIRA, M. M. Em torno da família e da escola: pertinência cientifica, invisibilidade social. In: SILVA, P. (org.). Escola, família e lares: um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições, 2007.

ZENHAS, A. O papel do diretor de turma na colaboração escola-família. Porto: Porto Editora, 2006.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Marcia Sigrist Malavasi

Professora da Faculdade de Educação da Unicamp.  Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Pedagogia pela Uninove, Mestre e Doutora pela Unicamp, pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Pesquisadora do Laboratório de Observações e Estudos Descritivos (LOED) da Unicamp.

Manuela Terrassêca

Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Porto, Portugal. 

Luana Ferrarotto, Faculdade de Educação-UNICAMP

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista. Doutoranda em Educação, vinculada ao Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação, ambos pela Unicamp. 

Published

2018-09-01

How to Cite

MALAVASI, M. M. S.; TERRASSÊCA, M.; FERRAROTTO, L. Qualidade da escola pública: o olhar das famílias (Concept of public school quality from the families’ point of view). Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 884–897, 2018. DOI: 10.14244/198271992474. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2474. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-10-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-04-18
##plugins.generic.dates.published## 2018-09-01