Mídia e educação: Os ofídios por trás das câmeras – répteis ou monstros?

Authors

  • Beatriz Nunes Cosendey UERJ
  • Simone Rocha Salomão Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991708

Abstract

Colocados rotineiramente na berlinda pelas mídias sociais, as serpentes são animais rodeados de estórias e mistérios. A fim de investigar as visões culturais sobre serpentes, foram analisados filmes comerciais que têm esses animais como assunto central. Algumas cenas foram selecionadas e editadas para a produção de um curta (também utilizado como material didático). Foram trabalhados os conhecimentos prévios sobre serpentes de universitários de Pedagogia através de um questionário seguido pela exibição do curta e um debate. Após análise, percebeu-se que os filmes geralmente exploram o tema de maneira exagerada, mesclando científico e imaginário. O questionário evidenciou que lendas antigas ainda são vigentes, que o medo predomina quando se trata de serpentes e que métodos inadequados de primeiros socorros a acidentes ofídicos ainda são utilizados. O debate permitiu confrontar crenças e esclarecer dúvidas, contribuindo para uma visão mais realística sobre esses animais.

Palavras-chave: Serpentes. Mídia. Educação.

Media and education: The ophidians behind the cameras – reptiles or monsters?

Abstract

Routinely placed in the hot seat by social media, the snakes are animals surrounded by stories and mysteries. Aiming to investigate how the snakes are seen culturally, commercial movies about the subject were analyzed, having some scenes selected and edited to compose a short movie (also utilized as teaching material). Through a questionnaire, followed by the short movie exhibition and a debate, the previous knowledge about snakes of Pedagogy undergraduates were assessed. The movie analysis showed that they generally exaggerate reality, merging science and fiction. After questionnaire review, it was verified that ancient legends are still valid, fear predominate when snakes are the topic and inadequate methods of first aid is still in use. Some beliefs were confronted and doubts clarified during the debate, enabling to see snakes in a more reliable way.

Keywords: Snakes. Media. Teaching.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Beatriz Nunes Cosendey, UERJ

Departamento de Ecologia e Evolução, laboratório de vertebrados

Simone Rocha Salomão, Universidade Federal Fluminense

Área de Educação, setor de Ciências Biológicas

Published

2016-11-30

How to Cite

COSENDEY, Beatriz Nunes; SALOMÃO, Simone Rocha. Mídia e educação: Os ofídios por trás das câmeras – répteis ou monstros?. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 251–265, 2016. DOI: 10.14244/198271991708. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1708. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Articles
##plugins.generic.dates.received## 2016-06-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-07-13
##plugins.generic.dates.published## 2016-11-30