O Método de Ensino Intuitivo e a política educacional de Benjamin Constant
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199836Abstract
DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199836
Este trabalho tem por objeto de investigação as inovações que emergiram dos debates sobre instrução pública na reforma educacional realizada por Benjamin Constant, nos anos finais do Império e no início da República no Brasil. Objetiva-se compreender o fenômeno educativo do Método de Ensino Intuitivo presente nas políticas educacionais de Benjamin Constant no Brasil. Para isso, procura-se estabelecer a concepção educacional que permeia a produção bibliográfica do Método de Ensino Intuitivo no que se refere às suas fundamentações teóricas, com a finalidade de se enfatizar o modelo pedagógico proposto pelo político para a organização da escola pública nacional. A pesquisa, de cunho bibliográfico, se fundamenta no Decreto nº. 981 em 08/11/1890 (BRASIL, 1890), bem como em leis e regulamentos que preconizaram a Reforma Educacional de Benjamin Constant. Utilizam-se, também, como fontes pertinentes para esta pesquisa, os trabalhos de Machado (2002), Silva (2008), Valdemarin (2004). No período republicano, Benjamin Constant Botelho de Magalhães foi o responsável pela continuação das Reformas de Instrução Pública. Contudo, se fazia necessária a discussão de uma reforma que definisse a aplicação de métodos modernos na didática pedagógica. Nos dias atuais, o presente artigo auxilia para compreensão do que significaram as reformas de Benjamin Constant para a instrução pública na época do Brasil República, além do entendimento a respeito sobre de como esses vestígios educacionais, aliados à difusão do Método de Ensino Intuitivo para todas as classes, projetaram a estrutura organizacional da escola brasileira que se encontra atualmente.
Palavras-chave: História da Educação, Estado e Educação, História do Método de Ensino Intuitivo.
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