PEDAGOGIA A DISTÂNCIA ANÁLISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Autor/innen

  • Juliane dos Santos Medeiros Secretaria do Estado de Alagoas
  • Mercedes Carvalho Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199753

Abstract

Este artigo trata de uma investigação realizada sobre o ensino de Matemática  em um curso de Pedagogia, na modalidade a distância (EaD), no estado de Alagoas, Brasil, com o objetivo de analisar as atividades propostas para a  disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática I, disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).  De acordo com o material coletado online, as análises indicaram que há pouca diversidade de atividades que favoreçam a aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados na disciplina e também que os recursos disponíveis, como os fóruns de discussão, não foram adequadamente utilizados para fomentar questionamentos ou discussões para favorecer a aprendizagem dos alunos. A disciplina que tratou do ensino da Matemática na formação do pedagogo deixa lacunas em relação à metodologia e aos conteúdos utilizados no curso, ao conteúdo trabalhado, e a não utilização das referências indicadas na ementa. Há a necessidade de melhorias no tratamento dado à Matemática na formação do pedagogo, na modalidade a distância, no tocante à metodologia utilizada e ao planejamento, fazendo jus às ferramentas que o AVA pode proporcionar.

Palavras-chave: ensino da Matemática; Pedagogia; educação a distância.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199753

Metriken

Metriken werden geladen ...

Veröffentlicht

2013-11-29

Zitationsvorschlag

MEDEIROS, Juliane dos Santos; CARVALHO, Mercedes. PEDAGOGIA A DISTÂNCIA ANÁLISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 285–300, 2013. DOI: 10.14244/19827199753. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/753. Acesso em: 22 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-11-06
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-29

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in