Contextos físicos escolares e o brincar: uma análise comparativa entre escolas de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6029Schlagworte:
cAbstract
O presente estudo teve por objetivo investigar se os espaços físicos escolares interferem no brincar de crianças da Educação Infantil. Para tanto, buscou-se investigar as brincadeiras realizadas por 86 crianças de três instituições escolares, que possuem diferentes configurações espaciais. O método utilizado para a observação das brincadeiras praticadas pelas crianças e para o registro dos dados teve como pressupostos os elementos da Etologia. Para a análise dos dados foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences. Os resultados obtidos sugerem que há influência direta dos espaços físicos escolares no brincar desenvolvido pelas crianças, em suas interações sociais e na participação dos professores nas atividades. Nas escolas em que os espaços são reduzidos as crianças tendem a praticar mais atividades que são direcionadas pelos professores e as que apresentam características de manipulação. Já nas escolas que possuem espaços maiores as brincadeiras de maior frequência são aquelas que envolvem atividades de locomoção. Tais resultados incitam discussões sobre os espaços das escolas de Educação Infantil, pois impactam diretamente as práticas pedagógicas desenvolvidas e, assim, devem nortear a sua estruturação à luz das políticas públicas para a educação da infância. Em essência os resultados indicam que o contexto físico das escolas impõe restrições e modificam os modos de brincar. Desse modo, destaca-se a necessidade de um olhar sistêmico para os espaços das escolas, observando-se os impactos para o processo de aprendizagem.
Metriken
Literaturhinweise
ALVES, Cathia et al. Políticas públicas de lazer: jogos, brinquedos e brincadeiras de crianças em praças, na cidade de Araras. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 196-214, jul./dez. 2014.
BENTO, Gabriela. Infâncias e espaços exteriores – perspectivas sociais e educativas na atualidade. Investigar em Educação, Porto, v. 2, n. 4, p. 127-140, jul./dez. 2015.
BENTO, Gabriela.; PORTUGAL, Gabriela. Valorizando o espaço exterior e inovando práticas pedagógicas em educação de infância. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v.72, set. 2016.
BRASIL. Casa Civil. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, set. 2013a. 562p.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.o 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília: MEC, abr. 2013b.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, abr. 2017. 600p.
CAIROLI, Priscilla. A criança e o brincar na contemporaneidade. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 6, n. 2, p. 340-348, jan./jun. 2010.
CHAVES, Raquel et al. Effects of individual and school-level characteristics on a child’s gross motor coordination development. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basiléia, v.12, p.8883-8896, jul. 2015.
ELKONIN, Daniil. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 464p.
ELKONIN, Daniil. Enfrentando o problema dos estágios no desenvolvimento mental das crianças. Educar em Revista. Curitiba, n. 43, p. 149-172, mar. 2012.
FERREIRA NETO, Carlos Alberto. Motricidade e Jogo na Infância. Rio de Janeiro: Sprint, 2004, 194p.
FONTANA, Roseli A. Cação; CRUZ, Maria Nazaré. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. 232 p.
FONSECA, Fernando; BELTRAME, Thaís; TKAC, Claudio. Relação entre o nível de desenvolvimento motor e variáveis do contexto de desenvolvimento de crianças - Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 19, n. 2, p. 183-194, trim. 2008.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 3. ed. Campinas, SP: Alínea, 2004, 168p.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A LDB e as instituições de educação infantil: desafios e perspectivas. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, supl. 4, p. 7-14, dez. 2001.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. In: Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010. v. 1, p. 1-20.
KUO, Chuen-Tzay. The factors of design on playing equipment in young children schools by viewpoint of young children behavioral development. Education, Taiwan, v.129, n.4, p. 755-769, sum. 2009.
LEE, Trevor Tsk-Iok. Revisiting the role of pedagogic contexts in social class analysis: a Bernsteinian approach, International Review of Sociology, Roma, v.28, n.1, p. 133-149, jan. 2018.
MAKIDA-DYONISIO, Cristiane. Inclusão Escolar: uma análise sobre os contextos sociais e físicos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo (Programa de Educação), São Paulo, 2017.
MAKIDA-DYONISIO, Cristiane; GIMENEZ, Roberto. Status sociométrico de alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro do autismo na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1-27, abr. 2020.
MAKIDA-DYONISIO, Cristiane; MARTINS, Ida Carneiro; GIMENEZ, Roberto. Inclusão Escolar: uma reflexão sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Comunicações (UNIMEP), Piracicaba, v. 23, n.2, p. 10-28, mai./ago. 2016.
MANOEL, Edson Jesus et al. A dinâmica do comportamento motor, sua aprendizagem e história natural em crianças: implicações para a educação física na Educação Infantil. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 4, p. 33-48, jan. 2001.
MARTINS, Ida Carneiro. As relações do professor de educação infantil com a brincadeira: do brincar na rua ao brincar na escola. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba (Programa de Pós-Graduação em Educação), Piracicaba, 2009.
MARTINS, Lígia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016. 368p.
MELLO, Suely Amaral. Infância e Humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 83-104, jan. 2007.
NASCIMENTO, Ana Paula Santiago do; SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Public-private partnership in early childhood education in São Paulo: the real reasons of this political choice. Fineduca-Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, v. 5, n.10, p. 1-14, dez. 2015.
NETTLEFOLD, Lindsay et al. The challenge of low physical activity during the school day: at recess, lunch and in physical education. British Journal of Sports Medicine, Auckley, v.45, n.10, p. 813-819, aug. 2011.
NICOLETTI, Gizelle; MANOEL, Edson de Jesus. Inventário de ações motoras de crianças no playground. Revista da Educação Física. Maringá, v. 18, n. 1, p. 17-26, sem. 2007.
PRODÓCIMO, Elaine; NAVARRO, Mariana Stoeterau. Reflexões sobre o brincar: uma visita a um parque público em São Paulo, Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v.47, n.4, p. 01-10, nov. 2008.
PYLE, Angela; BIGELOW, Ashley. Play in kindergarten: an interview and observational study in three Canadian classrooms. Early Childhood Educational Journal, Pitttsburgh, v.43, 385-393, set. 2015.
ROBERTSON, Judy et al. Understanding the importance of context: a qualitative study of a location-based exergame to enhance school childrens physical activity, Plos One, California, v.22, p. 1-27, aug. 2016.
SANTOS, Fábio Xavier; MARTINS, Ida Carneiro; GIMENEZ, Roberto. O brincar e os contextos físicos escolares: uma reflexão sobre a educação infantil no Município de São Paulo. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 12, p. 177-191, jan/abr 2019.
SARTORI, Gabriela Dias; ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, Aline. A cultura lúdica Infantil em parques públicos: qual o tempo e o espaço para brincar? Educação Unisinos, São Leopoldo, v.19, n.3, p. 401-408, set./dez. 2015.
SILVA, Deise Caroline Rodrigues; WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva. As relações interpessoais na sala de aula e a brinquedoteca escolar. Coloquium Humanarum, Presidente Prudente, v.18, n.1, p. 77-81, set. 2011.
SMIRNOVA, Elena; RIABKOVA, Irina. Psychological Features of the Narrative-Based Play of Preschoolers Today. Journal of Russian & East European Psychology, Kaunas, v. 53, n. 2, p. 40-55, out. 2016.
SMITH, Peter; CONNOLLY, Kevin. The ecology of preschool behavior. London: Cambridge University Press, 1980.
TEIXEIRA, Rodrigo et al. Dificuldades motoras na infância: prevalência e relações com as condições sociais e econômicas. Science in Health, São Paulo, v.1., n.1, p. 25-34, ab. 2010.
TOMÁS, Catarina; FERREIRA, Manuela. O brincar nas políticas educativas e na formação de profissionais para a educação na infância. Eccos, São Paulo, v.14, n.50, p.1-26, jul./set.2019.
VALENTINI, Nadia; RUDISILL, Mary. Motivational climate, motor-skill development, and perceived competence: two studies of developmentally delayed kindergarten children. Journal of Teaching in Physical Education. Maringá, n.3, v.23, p.216-234, jul. 2004.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia, Educação e Desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. Organização e Tradução Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021. 288 p.
ZABALZA, Miguel Ángel. A importância do contexto para realizar a avaliação da Educação Infantil ofertada. Revista Educação, 2013. 1 vídeo (2min47) Youtube, color. Série Educar 2013.
ZAPORÓZHETS, Aleksandr Vladimirovich. Importancia de los períodos iniciales de la vida en la formación de la personalidad infantil. In: DAVIDOV, Vasili; SHUARE, Martha. La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS. (Antologia). Moscou: Editorial Progresso, 1987.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Fábio Xavier Santos, Ida Carneiro Martins, Sergio Martinic Valencia, Roberto Gimenez
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-25