Os significados atribuídos às cotas raciais por estudantes de ensino técnico

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995304

Schlagworte:

c

Abstract

Este artigo é resultado de uma pesquisa inserida no contexto de implementação da Lei nº 12.711/12. O problema central consiste em compreender quais são os significados das cotas raciais para 18 estudantes ingressantes por meio dessas políticas no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG). Fizeram parte dos procedimentos metodológicos adotados: revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas, grupo focal e análise de relatórios anuais de matrículas. Os resultados revelaram que os significados atribuídos por eles(as) passam desde a ausência de uma reflexão mais detida sobre as assimetrias sociorraciais até a tomada de conhecimento de lutas e resistências da população negra realizadas em nosso país.

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Autor/innen-Biografien

Natalino Neves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Adjunto da Faculdade de Educação (FaE), Departamento de Administração Escolar (DAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Aline de Carvalho Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)/Unidade Nepomuceno

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e Servidora Técnico-Administrativa no Setor de Registro e Controle Acadêmico (SRCA)

Veröffentlicht

2024-08-23

Zitationsvorschlag

SILVA, Natalino Neves da; PEREIRA, Aline de Carvalho. Os significados atribuídos às cotas raciais por estudantes de ensino técnico. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5304108, 2024. DOI: 10.14244/198271995304. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5304. Acesso em: 21 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-05-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-23