A ARGUMENTAÇÃO NA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199490Abstract
A alfabetização como processo discursivo propõe um desafio político-pedagógico para o processo de aprendizagem da língua materna, uma vez que não se ensina ou não se aprende simplesmente a ler e escrever. Aprende-se uma forma de linguagem, ou, mais especificamente, uma forma de interação. Partindo desse pressuposto, ousa-se acreditar que a criança é capaz de escrever histórias, relatos, notícias, anúncios e até mesmo textos considerados complexos como os da ordem do argumentar. Como afirma Bakhtin (1992), aprendemos as formas da língua ao mesmo tempo em que aprendemos a construir e a compreender os enunciados. Portanto, é do enunciado completo que se parte, assumindo nas atividades escolares uma finalidade global maior que é fazer sentido para as crianças. Assim, os textos argumentativos das crianças em fase de alfabetização apresentam sujeitos diante de situações variadas, nas quais deparam com questões controversas e com posicionamentos divergentes em relação a elas, diante dos quais elas devem tomar uma posição e justificá-la para o outro.Palavras-chave: alfabetização; gêneros discursivos; argumentação.
Metriken
Metriken werden geladen ...
Downloads
Veröffentlicht
2013-05-25
Zitationsvorschlag
GIOVANI, Fabiana. A ARGUMENTAÇÃO NA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 290–309, 2013. DOI: 10.14244/19827199490. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/490. Acesso em: 22 dez. 2024.
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.received## 2012-08-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-01-21
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-01-21
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25