As perspectivas de tecnologia dos educadores em formação: valores em disputa
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993833Schlagworte:
Technology, Education, Values, Teacher Training.Abstract
O estudo aqui apresentado tem como objetivo analisar os valores atribuídos às tecnologias digitais na prática educativa, a partir da pesquisa nas produções das Narrativas Digitais realizadas no Curso de Especialização Educação na Cultura Digital por educadores da rede pública de Santa Catarina (SC). A partir dos trabalhos de Feenberg (2013) e Selwyn (2011; 2014) acerca da Teoria Crítica da Tecnologia e das ideologias da Tecnologia Educacional, buscou-se, por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), identificar quais os valores atribuídos às TDIC nas narrativas digitais produzidas pelos educadores em formação. Os resultados mostram que, neste processo de reflexão, os valores atribuídos pelos professores as TDIC nas práticas pedagógicas, são, em geral, contraditórios, mas podem ser categorizados em duas perspectivas principais: a de 1) Tecnologia como Eficácia e Progresso e 2) Tecnologia como Possibilidade Democrática e Ressignificação das Práticas Educativas.
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