AS MUDANÇAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENSINO DE ARTE NO ESTADO DE SÃO PAULO (1981-2000)
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199322Abstract
Neste artigo propõe-se a descrição do processo histórico e das políticas educacionais que se constituíram na rede pública de ensino, desde o governo de Franco Montoro, no início do processo de redemocratização do país, em 1981, até a reorganização do sistema educacional de São Paulo, iniciada em 1995 no governo de Mário Covas, com a implantação de políticas públicas neoliberais e suas implicações para os profissionais da educação e para ensino de Arte na rede pública paulista de ensino. Constatou-se que as mudanças de políticas públicas afetaram a rotina de trabalho dos professores em sua organização didático-pedagógica, em sua jornada de trabalho e nas condições em que desenvolvem sua ação educativa, sendo que em algumas situações percebeu-se uma valorização dos profissionais e uma intenção de se adequar os espaços educativos para a instituição de uma educação pública de qualidade. Porém, em muitos momentos, as mudanças nas políticas públicas afetaram os professores em um âmbito geral, e os professores de Arte em situações peculiares, que provocaram alterações que prejudicaram sua atuação profissional e em sua carreira, como funcionário da rede pública paulista de ensino. Algumas dessas mudanças, como a progressão continuada, ainda hoje interferem no trabalho educativo dos professores e provocam debates e reações negativas pelo teor de sua proposta e pela forma como foram implantadas.Palavras-chave: Educação de São Paulo; Políticas Públicas; Ensino de Arte.
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Veröffentlicht
2013-05-25
Zitationsvorschlag
FRANCO, Francisco Carlos. AS MUDANÇAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENSINO DE ARTE NO ESTADO DE SÃO PAULO (1981-2000). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 310–325, 2013. DOI: 10.14244/19827199322. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/322. Acesso em: 22 dez. 2024.
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