As crianças e a cidade: pontos de vista e práticas sociais/culturais (Children and the city: points of view and social/cultural practices)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992475Abstract
Abstract
This article aims to socialize the results of a qualitative research on the relations between children and the city where they live, highlighting their points of view and their participation in local cultural groups. The subjects were 07 children, aged between 08 and 12, who were interviewed in January and February 2017. Childhood was considered as a social construction, and children, as actors, living in peripheral social contexts in Recife (Brazil) and in the Historical Site of Olinda, and participants of Maracatu, Caboclinhos, Coco de Roda, etc. They pointed to the lack of play spaces, the lack of basic physical infrastructure in the place where they live, as well as urban violence. Their participation in cultural groups has varied in levels of engagement, being deeper in the “root” groups, in which they receive religious initiation, including “shaving their hair”, and pay homage to the eguns, spirit of the dead of people who belonged to the Terreiros. They learn to manage groups as family “business”, to dance, sing, use percussion instruments and make various crafts. In the workshops they establish intergenerational relationships, and with children living in other neighborhoods too. The cultural groups work together to build personal identities and reinforce the sense of belonging/social identities.
Resumo
Este artigo tem por propósito socializar resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as relações entre as crianças e a cidade onde moram, destacando seus pontos de vista e suas participações nos grupos culturais locais. Os sujeitos foram 07 crianças, com idades compreendidas entre 08 e 12 anos, que foram submetidas a entrevistas, em janeiro e fevereiro de 2017. A infância foi considerada como uma construção social e as crianças, como atores, vivendo em contextos sociais periféricos do Recife (Brasil) e no Sítio Histórico de Olinda, e participantes de Maracatu, Caboclinhos, Coco de Roda, etc. Elas apontaram para a falta de espaços para brincar, a ausência de infraestrutura física básica no lugar onde moram, e também a violência urbana. A participação delas nos grupos culturais apresentou diversos níveis de engajamento, sendo eles mais profundos nos grupos de “raiz”, nos quais elas recebem iniciação religiosa, incluindo o “raspar os cabelos”, e prestam homenagens aos eguns, espírito dos mortos de pessoas que pertenceram aos Terreiros. Elas aprendem a gerenciar os grupos como “negócios” da família, a dançar, cantar, usar instrumentos de percussão e fazer artesanatos diversos. Nas oficinas estabelecem relações intergeracionais, e também com crianças moradoras de outros bairros. Os grupos culturais colaboram para a construção das identidades pessoais e reforçam o sentimento de pertencimento/identidades sociais.
Keywords: Children and cities, Learning, Social/cultural practices.
Palavras-chave: Crianças e cidades, Aprendizagens, Práticas sociais/culturais.
References
AFOXÉ Baba Orixala Funfun. Disponível em: <https://olindazumbi.wordpresse.com/bandas/afoxe-baba-orixala-funfun>. Acesso em: 02 mar. 2017.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 94p.
BERNET, Jaume Trilla. Ciudades educadoras: bases conceptuales. In: ZAINKO, Maria Amélia Sabbag (Org.). Cidades Educadoras. Curitiba: Ed. da UFPR,1997. p. 13-34. 198p.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 23 ago. 2017.
BRASIL. Secretaria da Cultura e da Diversidade Cultural. MINC, 2013.
BROUGÈRE, Gilles. Uma teoria de aprendizagem adaptada: a aprendizagem como participação. In: BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise (Org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 307-320. 332p.
BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise. Aprender pela vida cotidiana. Tradução de Antonio de P. Danesi (Coleção formação de professores). Campinas, SP: Autores Associados, 2012. 332p.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Os jovens e a cidade: identidades e práticas culturais em Angra de tantos reis e rainhas. Rio de Janeiro: Relume Dumard: FAPERJ, 2002. 233p.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 180p.
CARTA das Cidades Educadoras. Proposta Definitiva. Gênova, novembro de 2004. Disponível em: <www.comunidadesde prendizagem.org.br/cartadascidadeseducadoras.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2017.
CASTRO, Lucia Rabelo de. A aventura urbana: crianças e jovens no Rio de Janeiro. Fotografia: Carolina Lapreia. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004. 258p.
CASTRO, Lucia Rabelo de. O futuro da infância e outros escritos. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013. 225p.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 320p.
CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. 12. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2013. 274p.
COCO de Umbigada. III Festival Coco de Roda Zumbi Olinda, 20 nov. 2016. Disponível em: <http://cocodeumbigada.com/cocozumbiolinda2016/>. Acesso em: 02 mar. 2017.
CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011. 384p.
FESTIVAL de Coco de Roda. O afoxé leva e celebra o candomblé nas ruas. Blog Festival de Coco de Roda. s/d. Disponível em: <HTTPS://olindazumbi.wordpress.com/bandas/afoxe-baba-orixala-fun-fun/>. Acesso em: 02 mar. 2017.
FUSARI, Andrea. As crianças e os direitos de cidadania: a cidade como comunidade educativa. Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 78, p.257-264, abr. 2002.
GASPAR, Lucia. O coco (dança). Pesquisa escolar online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2009. Disponível em: <HTTP://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar>. Acesso em: 02 mar. 2017.
HALLEY, Bruno Maia. No ritmo dos acordes e flechas: a cultura popular enaltecendo o carnaval do Bairro de Água Fria na Cidade do Recife. Revista Élisée, Rev. Geo. UEE-Goiânia, v. 1, n. 1, p. 77-97, jan./jun. 2012.
IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Caboclinho pernambucano é o novo Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em: <Portal.iphan.gov.br/PE/noticias/detalhes/3964/caboclinho-pernambucano-e-o-novo-patrimonio-cultural-do-brasil>. Acesso em: 15 fev. 2017.
ITANI, Alice. Festas e calendários. São Paulo: Editora UNESP, 2003. 112p.
KORCZAK, Janusz. Quando eu voltar a ser criança. Tradução de Yan Michaliski; direção da coleção de Fanny Abramovich. São Paulo: Summus, 1981. 155p.
LIMA, Janaína. A dona da brincadeira em Água Fria. 2001. Disponível em: <HTTP:// www2.uol.com.br/JC/_2001/3001/cc3001_3.htm>. Acesso em: 24 maio 2017.
MORIM, Júlia. Sítio de Pai Adão/Terreiro Ilê Obá Ogunté. 2014. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 6 jun. 2017.
MULLER, Fernanda; NUNES, Brasilmar Ferreira. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 659-674, jul./set., 2014.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1995. 312p.
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez; DELGADO, Ana Cristina Col; MULLER, Fernanda. A participação das crianças nas festividades brasileiras. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 122-148, maio/ago. 2007.
SILVA, Vagner Gonçalves da. Candomblé e Umbanda: caminhos da devoção brasileira. [Ilustração Olavo Cavalcanti]. 5. ed. São Paulo: Selo Negro, 2005. 149p.
SOUZA, Marcelo L. de. O papel da educação no combate à violência urbana no Brasil: da educação para a cidadania aos limites da educação em uma sociedade injusta. In: ZAINKO, Maria Amélia Sabbag (Org.). Cidades educadoras. Curitiba: Ed. da UFPR, 1997. p. 91-103. 198p.
SPINK, Mary Jane; MEDRADO, Benedito. Produções de sentidos no cotidiano: uma abordagem teórico-metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, Mary Jane P. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 41-61. 296p.
THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 528p.
TONUCCI, Francesco. La ciudad de lós niños: um modo nuevo de pensar la ciudad. Buenos Aires: Editorial Losada S.A., 1996. 224p.
TONUCCI, Francesco. La ciudad de lós niños, um modo nuevo de pensar la ciudad. In: ZAINKO, Maria Amelia Sabbag (Org.). Cidades Educadoras. Curitiba: Ed. da UFPR, 1997. p. 45-74. 198p.
ZAINKO, Maria Amélia Sabbag (Org.) Cidades Educadoras. Curitiba: Ed. da UFPR, 1997. 198p.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-06-20
##plugins.generic.dates.published## 2018-09-01