Disciplina Profissão Docente em um curso de Pedagogia: trajetórias, experiências e inovações na formação docente (Discipline Teaching Profession in a pedagogy course: trajectories, experiences and innovations in teacher training)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992114Abstract
Abstract
The discipline Teaching Profession in courses of teaching education has been characterized as a locus of debate about teaching in its different dimensions. Thus, this text aims to introduce re?ections about the teaching profession and the role of the discipline in the training courses of future teachers in the contemporary world. Numerous studies have shown the
need for innovation in teaching practices in higher education and the indispensability of new postures in face of knowledge. In this direction, we will problematize in this text the professional training of teachers, and also will be reported an experience developed within the scope of the discipline in a class of a Brazilian public federal university. Despite the increasing accumulation of activities and the precariousness of teaching work in our
country at all levels, it was observed during the development of the discipline that certain knowledges, worked in a signifcant, creative and interdisciplinary way, are fundamental for the education of more committed, politicized and open people to new lifelong learning. The relevance of this curricular experience, derived from the development of the Teaching
Profession discipline, is a privileged moment to reflect and question the current educational model in face of numerous transformations provoked in the educational system. The discipline calls for future professionals of education to experience dialogue, pedagogical praxis, professionalization and, consequently, initial and continuing teacher training addressed to
achieve the needs of the most disadvantaged subjects of the Brazilian society.
Keywords: Teaching profession, Teacher education, Innovative experiences.
Resumo
A disciplina Profissão Docente nos cursos de formação de professores tem-se caracterizado como um lócus de debate sobre a docência em suas diferentes dimensões. Sendo assim, este texto tem por objetivo introduzir re?exões acerca da profssão docente e o papel da disciplina nos cursos de formação dos futuros docentes na contemporaneidade. Inúmeros estudos mostram a necessidade de inovações nas práticas docentes do ensino superior e a indispensabilidade de novas posturas diante do conhecimento. Nessa direção, problematizou-se, neste texto, a temática da formação profssional dos professores e das professoras na contemporaneidade; também, relatou-se o trabalho desenvolvido no âmbito da referida disciplina em uma turma de uma universidade pública federal brasileira. Apesar do crescente acúmulo de atividades e da precariedade do trabalho docente enfrentada no país em todos os níveis, observou-se, durante o desenvolvimento da disciplina, que determinados
conhecimentos trabalhados de forma significativa, criativa e interdisciplinar são fundamentais para a formação de pessoas mais comprometidas, politizadas e abertas às novas aprendizagens ao longo da vida. A relevância dessa experiência curricular, advinda do desenvolvimento da disciplina Profissão Docente, é um momento privilegiado para refletir e
questionar o modelo educativo vigente diante das inúmeras transformações provocadas no sistema educacional. A disciplina convoca os futuros profissionais da educação a vivenciarem a dialogização, a práxis pedagógica, a profissionalização, e consequentemente, a formação inicial e continuada docente voltada para atender às necessidades dos sujeitos
mais desfavorecidos da sociedade brasileira.
Palavras-chave: Profissão docente, Formação de professores, Experiências inovadoras.
Resumen
La disciplina Profesión Docente en cursos de formación del profesorado se ha caracterizado como un locus de debate sobre la enseñanza en sus diferentes dimensiones. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo introducir re?exiones sobre la profesión docente y el papel de la disciplina en cursos de formación para los futuros profesores de hoy en día. Numerosos estudios demuestran la necesidad de innovaciones en las prácticas de la educación superior, y el carácter indispensable de nuevas actitudes sobre el conocimiento. En ese sentido, se problematizó, en este texto, la temática de la formación profesional de los profesores y profesoras en la contemporaneidad. También, se relató el trabajo desarrollado en el ámbito de la referida disciplina en una clase de una universidad pública federal brasileña. A pesar de la creciente acumulación de actividades y la precariedad de la enseñanza que enfrenta el país en todos los niveles, se observó, durante el desarrollo de la disciplina, que ciertos conocimientos trabajados de manera significativa, creativa e interdisciplinaria son fundamentales para la formación de las personas más comprometidas, politizado y abierto a un nuevo aprendizaje durante toda la vida. La relevancia de esta experiencia curricular, que surge de la evolución de la disciplina de la profesión docente, es un momento privilegiado para reflexionar y cuestionar el modelo educativo actual en la cara de muchos cambios introducidos en el sistema educativo. La disciplina hace un llamamiento a los futuros profesionales de la educación para experimentar la “dialogização”, práctica pedagógica, la profesionalización,
y, en consecuencia, un profesor de formación inicial y continua orientada a satisfacer las necesidades de los sujetos desfavorecidos de la sociedad brasileña.
Palabras clave: La enseñanza de la profesión, Formación de profesores, Experimentos innovadores.
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