Estratégias das famílias populares de apoio à escolarização (Strategies of Popular Families to Support Schooling)

Autor/innen

  • Haller Elinar Stach Schünemann UNASP- Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Cristina Zukowski-Tavares UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992095

Abstract

Abstract
Teachers usually attribute poor school performances from children of lower economic classes to parents’ disinterest. The objective of this research was to identify the presence or absence of different parental educational activities related to school performance. We interviewed 20 parents of students of high and poor school performance from a public school in the periphery of the city of São Paulo, Brazil. Results demonstrated no significant differences in the investigated aspects: supervision of educational activities, value given to education and priority to school homework. We also noted the existence of high and poor school performance among siblings. We conclude that high or poor student performance does not reflect family interest in the school success of their children.
Keywords: School success. School failure. Poor families.

Resumo
O mau desempenho escolar das crianças de famílias populares é costumeiramente atribuído pelos professores ao desinteresse dos pais. O objetivo desta pesquisa foi identifcar a existência ou não de ações educativas diferentes por parte dos pais em função do desempenho escolar. Foram entrevistados 20 pais e mães de alunos de “bom” e “mau” desempenho escolar de uma escola pública de uma região de periferia no município de São Paulo, Brasil. Os resultados demonstraram não existirem diferenças signifcativas nos aspectos investigados: supervisão das atividades escolares, valorização da escolaridade e prioridade às tarefas escolares. Podemos, também, constatar a existência de bons e maus desempenhos escolares entre irmãos. Concluímos que o bom ou mau desempenho dos escolares não reflete o interesse familiar no sucesso escolar dos flhos.
Palavras-chave: Sucesso escolar. Fracasso escolar. Famílias Populares.

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Autor/innen-Biografien

Haller Elinar Stach Schünemann, UNASP- Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professor Titular Curso de Licenciaturas e Psicologia

Coordenador Institucional PIBID-UNASP

Cristina Zukowski-Tavares, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Coordenadora do curso de Pedagogia

Professora Mestrado 

Veröffentlicht

2018-02-07

Zitationsvorschlag

SCHÜNEMANN, Haller Elinar Stach; ZUKOWSKI-TAVARES, Cristina. Estratégias das famílias populares de apoio à escolarização (Strategies of Popular Families to Support Schooling). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 169–183, 2018. DOI: 10.14244/198271992095. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2095. Acesso em: 22 dez. 2024.
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