A juventude estudantil moderna na confluência da contemporaneidade (Modern student youth in the confluence of contemporaneity)

Autor/innen

  • Dorgival Gonçalves Fernandes Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Cajazeiras

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992072

Abstract

Abstract
This paper, elaborated as part of our research developed in the postdoctoral internship at the College of Education at the University of São Paulo, Brazil, aims to think the constitution of the student youth in the context of social, political and cultural transformations that mark the contemporaneity, considering it as a period of crisis, transition and alleged ruptures. Theoretically it takes as inspiration the thought of Michel Foucault, focusing in the notion of discipline, governmentality and subjectivation. In its elaboration, we evidenced some constitutive traces of the student youth in the modernity and in the confluence of it with the present time characterization, we discussed the youth conceptualization from the student condition, demarked in the 1960’s contestatory movements, and, lastly, we pointed out the implications brought by the mutations which affect and constitute the contemporaneity, problematizing some of the new challenges that affects the formation and the governing of the student youth in the plan of the educational policies and in the schooling field in modern temporality.

Resumo
Este artigo, elaborado como parte da nossa pesquisa desenvolvida no Estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil, tem por objetivo pensar a constituição da juventude estudantil no contexto de transformações sociais, políticas e culturais que marcam a contemporaneidade, considerando-a como um tempo de crise,
transição e supostas rupturas. Teoricamente toma como inspiração o pensamento de Michel Foucault, centrando-se nas noções de disciplina, governamentalidade e subjetivação. Na sua elaboração, evidenciamos alguns traços constituintes da juventude estudantil na modernidade e na confluência desta com as caracterizações do tempo presente, discutimos
a conceituação de juventude a partir da condição de estudante, demarcada nos movimentos contestatórios da década de 1960 e, por fim, assinalamos as implicações trazidas pelas mutações que afetam e constituem a contemporaneidade, problematizando-se alguns dos
desafios novos que têm afetado a formação e o governo da juventude estudantil no plano das políticas educacionais e no campo escolar na temporalidade atual.

Keywords: Youth, Student, Discipline, Michel Foucault
Palavras-chave: Juventude, Estudante, Disciplina, Michel Foucault.

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Autor/innen-Biografie

Dorgival Gonçalves Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Cajazeiras

Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFPB. Doutor em Educação pela UFSCar. Pós-doutor em Educação pela USP. Professor associado na Universidade federal de Campina Grande - Campus de Cajazeiras

Veröffentlicht

2018-09-01

Zitationsvorschlag

FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A juventude estudantil moderna na confluência da contemporaneidade (Modern student youth in the confluence of contemporaneity). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 776–791, 2018. DOI: 10.14244/198271992072. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2072. Acesso em: 27 nov. 2024.

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