REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MATERIALISMO HISTÓRICO: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199143Abstract
A necessidade da observância do condicionamento histórico e cultural dos processos materiais de uma sociedade advém da capacidade do saber sobre o real histórico. A produção de sentido passa a figurar como papel central, já que os efeitos de sentido produzidos pelas práticas discursivas vão coordenar processos de simbolização e significação nos grupos sociais, o que vai promover e manter processos ideológicos. Fundamentando-se em processos de simbolização e objetivação (objetificação ou reificação) reside a importância de conhecer as representações sociais dos sujeitos envolvidos em um processo educacional. Desta forma, o estudo das representações sociais, para além dos objetivos de reconhecimento das racionalidades e saberes que preponderam no grupo, poderia mesmo viabilizar, conjuminada ao materialismo histórico, a superação de processos de alienação e dominação ideológica. Daí a importância da Educação Ambiental crítica e emancipatória, já que esta se fundamentaria no materialismo histórico, que é relacional e integrador, que ao analisar situações de modo concreto, associa o processo de construção de conhecimento à finalidade emancipatória.Palavras-chave: Representações sociais. Educação ambiental crítica. Materialismo histórico.
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2011-05-29
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PENELUC, Magno da Conceição; SILVA, Sueli Almuiña Holmer. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MATERIALISMO HISTÓRICO: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 19–39, 2011. DOI: 10.14244/19827199143. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/143. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Artigos
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