A Indissociabilidade na Universidade. Fragmentos de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991084Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991084
Neste relato discute-se a complexa, tensa e precária articulação entre ações de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da indissociabilidade, enquanto condição necessária para uma formação acadêmica que rompa com a produção de saberes endógenos, distantes da realidade social e desconexos entre si. Os escritos partem de uma experiência, desenvolvida pelas autoras, inicialmente para atender demandas extensionistas de tipo práticas de educação não escolar e que avançam para a economia solidária. Enquanto espaço de diálogo entre a universidade e a comunidade, apostamos no caráter transgressor da extensão - lócus da produção do conhecimento válido - como oportunidade de encontro entre a sociabilidade de homens e mulheres simples e seus saberes cotidianos e, a consequente e necessária problematização do que se ensina-e-aprende no ensino superior. Tal experiência, posteriormente transformada em uma Incubadora de Economia Solidária, foi produzindo efeitos sobre o corpo docente e discente que se fizeram sentir tanto sobre as práticas de ensino, pesquisa e extensão, quanto no interior da própria universidade, na medida em que os saberes se deslocam da interdisciplinaridade para a transdisciplinaridade tendo como ponto de sustentação o movimento da economia solidária e nele a temática da solidariedade.
Palavras-chave: Universidade, Indissociabilidade, Transdisciplinaridade.
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