Revisitando a oficina pedagógica como metodologia de ensino e aprendizagem: aportes teóricos e indicações metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6406Palavras-chave:
Oficina pedagógica, Fundamentos teórico-metodológicos, Processos de ensino e aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objetivo revisitar a conceitualização, os fundamentos e as indicações metodológicas da oficina pedagógica como metodologia de ensino e aprendizagem. As indagações sobre em que consiste essa metodologia, quais são os seus aportes teórico-metodológicos e como a oficina pode potencializar o processo de construção dos conhecimentos constituem os questionamentos norteadores deste trabalho. A metodologia empregada foi a pesquisa quanti-qualitativa, bibliográfica, exploratória, descritiva e explicativa, na qual utilizaram-se teses e dissertações disponíveis no banco de dados da CAPES, estudos em periódicos científicos e anais de eventos das áreas de Educação e Educação Matemática publicados no intervalo 2010-2019 e livros. Apresenta-se uma proposta de estrutura organizativa de oficina contendo as etapas e os elementos cotejados à luz dos fundamentos teóricos e das indicações metodológicas dos autores consultados. Concluiu-se que a oficina constitui uma metodologia que integra teoria e prática de forma ativa e interativa e tem significativo potencial para o processo de construção dos conhecimentos, desenvolvimento intelectual, emocional e cidadão dos participantes. Dado seu caráter investigativo, interdisciplinar, a oficina pode ser adaptada às diferentes áreas do conhecimento, de forma a contemplar os objetivos pedagógicos inerentes aos processos de ensinar e aprender.
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Referências
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